Casa onde nasceu a umbanda, em São Gonçalo, começa a ser demolida

out 7, 2011 by

Herculano Barreto Filho
 
A história do surgimento da umbanda, que começou a ser escrita numa casa centenária na Rua Floriano Peixoto, em Neves, São Gonçalo, está reduzida a escombros. O antigo terreiro de Zélio de Moraes, que abrigou as primeiras sessões da única manifestação religiosa 100% brasileira, em 1908, começou a ser destruído nesta segunda-feira. O berço da religião poderia ter sido salvo por um decreto da prefeita Aparecida Panisset — que é evangélica. Mas a prefeitura deixou que o imóvel fosse degradado pelo tempo, vendido e, finalmente, posto abaixo.

A fachada e a parte lateral do imóvel já foram derrubadas. A casa deve ser totalmente demolida até sexta-feira, segundo o mestre de obras Gilson Derbui, de 54 anos. Ele coordena a equipe de oito trabalhadores, entre pedreiros e ajudantes, que trabalha há quatro meses na obra.

— Essa casa está em ruínas. A madeira está cheia de cupim, e poderia ocorrer um desabamento a qualquer momento — afirma.

O terreno, que pertencia à família do fundador da umbanda, foi vendido no fim de 2010 ao militar Wanderley da Silva, de 65 anos, que irá transformar o local numa loja de alumínio. O novo proprietário não foi encontrado.

As paredes da sala, que já serviram de abrigo às manifestações religiosas, exibem contas de material de construção, rabiscadas a lápis pelos pedreiros que trabalham lá. Um dos quartos virou depósito, com sacos de cimento empilhados. Na área, um fogão aquece a marmita, o café e a comida para o cachorro Leão, que protege a obra nas madrugadas.

Até a reportagem do último domingo do EXTRA, o berço da umbanda era um patrimônio desconhecido por moradores e pedreiros.
— Fui criado aqui e nunca ouvi falar disso — garante o comerciante Antonio Almeida Ferreira, de 43 anos, que mora em frente ao local desde a infância.

O pedreiro Edno Correia da Silva, o Neneco, de 48 anos, é umbandista. E se supreende quando é informado que estava colocando abaixo o local onde a sua religião foi criada:
— Cheguei a me arrepiar.

 No site extra.globo.com fonte da notícia, encontra-se um vídeo com uma reportagem onde se questiona, porque que começou a ser feita a demolição.

 
 Para conhecer um pouco sobre a Umbanda, segue abaixo um vídeo, com o titulo O que é Umbanda?
 
 

Ainda coloco a baixo um pedaço de um texto encontrado no blog Crônicas Espiritualistas.

Com o titulo Brasileiros X Umbanda, o texto tem um tom de revolta com o pré-conceito que essa religião originalmente brasileira sofre. E ainda, faz um questionamento pertinente e polemico, sobre a fé e convicções religiosas das pessoas.

 

Brasileiros X Umbanda

Noto muitos fatos curiosos ( e outros revoltantes) entre a relação da maioria do povo brasileiro e a religião mais brasileira de todas, a Umbanda.
A grande maioria das pessoas costuma difamar e ridicularizar os praticantes e freqüentadores desta religião, muitas vezes fazendo piada a nível nacional (inacreditavelmente não sendo considerado preconceito religioso, sendo que por muitos menos qualquer outra religião realizaria passeatas, protestos e encaminharia processos).
Mas apesar do desprezo, do descaso, imaginem só, quando a pessoa está com algum problema que os “outros meios” (medicina, tecnologia e sua própria prática religiosa) não conseguiram resolver, adivinham em que porta eles irão bater?
Essa não é uma opinião particular deste autor, é uma constatação de inúmeros casos que presenciei e continuo presenciando. Quando a vida “aperta mais do que se pode suportar”, é o Terreiro (Templo) umbandista que muitas vezes serve de ultima porta na qual o indivíduo vai bater, normalmente solucionando o problema dele, para ele.
Porque será que há essa mudança de opinião tão rápida quando a pessoa está com risco de vida? Será que hoje em dia ninguém tem fibra ou coragem suficiente para ser fiel as suas convicções e morrer com alguma dignidade? Ou será que não eram convicções? Só um descaso, menosprezando e ridicularizando aqueles que futuramente iriam lhe ajudar, só porque era engraçado.