O Documentário “A Teia Pagã” é uma das atrações da Virada Multicultural

out 13, 2011 by

Cinquenta e duas horas. Esse é o tempo total de filmes que serão exibidos na Mostra Audiovisual Nordeste, que tem início com a Virada Multicultural do Recife e segue até o dia 20 de outubro. A Gerência Operacional de Audiovisual da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR) fez uma seleção caprichada com curtas, médias e longas-metragem de todos os estados do Nordeste. As exibições acontecem no Cinema Apolo, Cinema São Luiz, Parque 13 de Maio, no Bairro do Ibura, Sítio da Trindade, Biblioteca de Afogados, Museu Murilo La Greca e Fundação Joaquim Nabuco. Toda a programação é gratuita.

“A programação da I Virada Multicultural do Recife é abrangente e democrática. Seguindo o tema deste ano, Conexão Nordeste, contactamos realizadores de todos os estados nordestinos. A recepção deles foi muito positiva, todos vibraram com esta ação do Recife”, diz Sérgio Dantas, gerente do audiovisual da Fundação de Cultura. “Esta ação terá outros desdobramentos que deverão beneficiar muito os cineastas, como o ‘Circuito Pernambucano e Nordestino de Audiovisual’, que iremos implantar a partir do próximo ano”, completa.

A Mostra Audiovisual Nordeste vai proporcionar aos espectadores ter acesso a um panorama da atual produção audiovisual do Nordeste, do ano de 2009 até os dias de hoje. Ao todo, são 162 filmes nos formatos de DVD, HD e 35mm. Cada estado será representado por um realizador/produtor, que vai conversar com o público antes das sessões dos cinemas Apolo e São Luiz sobre a produção de sua região. A exemplo dos filmes “Rua Democrata”, de Alagoas, que o diretor Glauber Xavier estará presente; Mateus Damasceno (“Vermelho Imaginário”) representando a Bahia; João Paulo Furtado (“Exílio”) vai falar da produção do Maranhão; entre outros.   

 O documentário “A Teia Pagã” é o resultado do TCC do Jornalista e ativista neopagão Rafael Nolêto.
 
O Documentário “A Teia Pagã” relata o movimento neopagão no Brasil, focando no estado do Piauí. O documentário produzido por Rafael Nolêto é uma das atrações da MOSTRA AUDIOVISUAL NORDESTE DA VIRADA MULTICULTURAL DO RECIFE – Conexão Nordeste.
O Documentário será exibido na Biblioteca de Afogados no dia 14 de Outubro (sexta-feira). A sessão de exibição de documentários começa às 18hs e vai até as 21h30. Confira a programação! 

 
Sinopse

Culto aos ciclos da natureza, práticas politeístas, rituais de magia e conexão com as energias cósmicas; todos esses elementos são característicos do paganismo, um conjunto de tradições religiosas que resgatam práticas de bruxaria e antigas crenças da Europa pré-cristã.

Na atualidade, as vertentes do paganismo, inclusive no Piauí, são difundidas e ganham fôlego com a ajuda da internet e das ferramentas virtuais. Foi essa curiosa temática que inspirou a produção de “A Teia Pagã”, documentário do jornalista Rafael Nolêto, um vídeo onde são mostrados depoimentos de magos e bruxas reais, que vivem no Piauí e contam detalhes sobre suas crenças e práticas religiosas.
Segue o link do blog do documentário: http://ateia-doc.blogspot.com/
Rafael Nolêto também é fundador de todos os blogs nacionais e internacionais do Portal “O Bruxo”. 
Até setembro do presente ano, Nolêto também era responsável por todas as páginas. No entanto, no dia 24 de setembro foi anunciado Douglas Phoenix como novo admistrador. Phoenix já era há 2 anos administrador do Jornal O Bruxo Pernambuco, o de maior destaque entre todos os blogs do Portal.