“Ordem Jedi” é escolhida como religião por mais de 15 mil tchecos

jan 2, 2012 by


A “Ordem Jedi”, organização fictícia da saga cinematográfica “Star Wars”, foi escolhida como religião por mais de 15 mil pessoas na República Tcheca, como mostra censo realizado em 2011 no país. De acordo com o site CzechPosition, a maioria dos fanáticos está na capital, Praga.

Ainda que o catolicismo seja a religião que prevalece na República Tcheca, o site oficial do censo afirmou que um “número considerável de pessoas aderiu aos valores morais dos Cavaleiros Jedi”.

Enquanto 1.083.899 dizem que são católicos, 707.649 disseram que não acreditam em Deus. Além disso, cinco milhões de pessoas simplesmente não têm nada a declarar, deixaram a coluna vazia.
Em Praga, a capital, 3.977 cavaleiros Jedi foram registrados, o que é 0,31% da população da cidade. Stanislav Drapal, vice-chefe do Instituto de Estatísticas Tcheco, diz que a opção foi incluída nas entrevistas depois de uma série de discussões sobre a seriedade da escolha. Segundo ele “não cabe aos estatísticos dizer o que é e o que não é religião”, justificou.

Em 2001, milhares de canadenses também responderam “Ordem Jedi” como religião e, no mesmo ano, 53 mil neozelandeses fizeram a mesma opção. Na Inglaterra

Também em 2001, mais de 400 mil britânicos informaram “jedi” como a sua religião graças a uma campanha massiva realizada na internet pelos fãs da série “Star wars”. No balanço final, jedi acabou sendo oficializada como a quarta religião mais popular do Reino Unido, atrás apenas do cristianismo, do islamismo e do hinduísmo.

Na série Star Wars, os Cavaleiros Jedi  são os guardiões da paz da República Galáctica interplanetária. São conhecidos por ter o poder da mente melhorada, permitindo-lhes aproveitar “A Força”, que por sua vez, possibilita influenciar pessoas e objetos. O código moral seguido pelos Jedi sempre foi muito popular com os fãs.