EUA autorizam tribo a matar águias para fins religiosos

mar 16, 2012 by

Ave é o símbolo dos Estados Unidos
O governo dos Estados Unidos emitiu no dia 9 uma autorização para que uma tribo possa matar até fevereiro de 2013 para fins religiosos dois exemplares da águia-de-cabeça-branca (foto), a Haliaeetus leucocephalu, que é o símbolo do país. 

Em 2007, o governo tirou essa ave – também conhecida por águia-careca, águia-americana ou pigargo-americano – da lista dos animais em extinção, mas ela continua sob a proteção federal. Naquele ano, havia em todo o país 9.789 casais.

A Northern Arapatho Tribe, do Estado de Wyoming, apresentou ao governo o pedido de sacrifício das águias em 2008. A autorização só saiu agora porque, de início, as autoridades resistiram às  alegações dos índios.

Matt Hogan, diretor regional do Departamento de Pesca e Animais Selvagens, disse que os índios argumentaram que o ritual não pode ser realizado com outra ave.

Robert Holden, vice-diretor do Congresso Nacional dos Índios Americanos, explicou que a águia-de-cabeça-branca “voa mais alto do que qualquer outra criatura, perto do criador” e, por isso, “vê muitas coisas”.

Em 2011, a tribo recorreu à Justiça contra o governo reivindicando os seus direitos de crença. A Justiça ainda não deu uma sentença para o caso, mas a autorização para o sacrifício já seria uma consequência da mobilização dos índios no judiciário.

Embora a morte de duas aves não representa uma ameaça à especie, ambientalistas temem que a exceção estimule outras tribos a caçar a águia, colocando-a de novo em risco de extinção.

Fonte: http://www.paulopes.com.br