Em que os leitores de “Um Sábado Qualquer acreditam?

jul 13, 2012 by

 “Um sábado qualquer” é um site de web tiras com a temática: religiões. A criação do site começou como um hobbie do desenhista industrial Carlos Ruas. No entanto, deu certo, na oitava semana, sua página alcançou 02 mil acessos. Neste ano de 2012, Carlos Ruas recebeu o prêmio HQmix – melhor web tiras.
  
Recentemente na página do facebook, que possui 76,420 likes, Ruas lançou uma enquete com o título o que “você é”? Finalizada a enquete Ruas postou em seu site os resultados.
Aparentemente Ruas selecionou como amostra para a postagem dos resultados, as mais votadas, e as outras opções com pouco voto, mostrou somente as que de fato seriam religiões. Pois as opções acima somam 3414, e não 4500.
Então fomos à página do facebook conferir quais as opções que ficaram de fora da amostragem. Encontramos mais votos de participantes, no total 4955. Dessa forma, localizamos alterações no nível de pontuação, além de novas opções. 

 

Ao analisar as alternativas observamos que opções religiosas bastantes votadas como, Seguidor de Odin (59) e Pagão (48) estão ausentes do ranque. E opções alternativas com mais votos como, Heavy metal music (68) e RPGista (64), perderam lugar para opções menos votadas como Raul seixismo (24) e X men (37).
E interessantemente se somarmos as denominações neopagãs, (Pagão, Seguidor de Odin,Wicca, panteísmo e kemetismo) obtemos 128 leitores, elevando a numeração a uma taxa significante dentro da amostragem.