Evangélicos tentam invadir terreiro em Olinda

jul 18, 2012 by

Vídeo que mostra grupo evangélico tentando invadir terreiro em Olinda, foi repudiado por internautas

Babalorixá Érico Lustosa filmou o que classificou de ato de intolerância religiosa

Centenas de evangélicos com faixas e gritando palavras de ordem realizam protesto em frente a um terreiro de matriz africana e afro-brasileira – candomblé, umbanda e jurema. As imagens poderiam ser de um filme sobre a Idade Média. No entanto, foram registradas no domingo, no Varadouro, em Olinda, Grande Recife. As cenas de intolerância religiosa circularam ontem nas redes sociais e provocaram a revolta de milhares de internautas.

As imagens foram captadas pelo filósofo e babalorixá Érico Lustosa, vizinho do terreiro alvo dos ataques. Segundo ele, por pouco os evangélicos não invadiram o espaço. “Eles gritavam ‘Sai daí, satanás’ e forçaram o portão. Foi aí que me coloquei em frente ao portão e meu filho começou a gravar. Um deles gritou para a gente tomar cuidado, que ele era evangélico mas era também um ex-matador”, relembrou.
O fato ocorreu uma semana depois que pessoas invadiram terreiros em Brejo da Madre de Deus, no Agreste, após o assassinato de uma criança, segundo a polícia, a mando de um pai de santo. Pesquisadores dizem que essas religiões não realizam sacrifício de humanos.
Com a repercussão nas redes sociais – o vídeo teve mais de 1,5 mil compartilhamentos no Facebook e cerca de 400 visualizações no YouTube em menos de 12 horas – representantes de dezenas de terreiros se reuniram, ontem à tarde, no Palácio de Iemanjá, no Alto da Sé, em Olinda.

  
No primeiro vídeo, o filósofo, mestrando em Ciências da religião, e babalorixá Érico Lustosa, escreve um depoimento sobre a gravação do vídeo, além de sua opinião sobre as agressões que as religiões de matrizes africanas sofrem . Confiram abaixo.
Senhoras e Senhores, o CANAL POVO-DE-SANTO: CIÊNCIA E FÉ, hoje tem o desprazer de demonstrar e denunciar alguns fatos passados ontem (16.07.2012) no Bairro do Varadouro, na cidade de Olinda PE. Todavia, gostaria primeiramente pedir que DESCULPEM-ME O TOTAL EXARCEBAR DOS TONS, mas o calor da agressão foi por demais intenso. E era só eu contra uma turba! Senti-me impotente como cidadão que achava ser correto crer numa Justiça promovida por um Estado de Direito! Foi “como se” tivesse que lutar sem a devida proteção cidadã! O famoso “cada um por si”! Mas não o Estado por todos!… Diante disto, como filósofo, sou um crítico e analista social; como quase cientista da religião, um promovedor da intercomunicabilidade dos credos; mas como babalorixá, sinto-me uma vítima de um sistema manipulado por vontades escusas, porém óbvias: como diz o adágio “a quem de direito, direito!”
Desta forma, a quem interessa atos como estes? A quem REALMENTE interessa? Aos ditadores da maioria?! Aos que deixaram de usar, por força de Mandado de Segurança, os termos “Exu, Pomba-gira, Zé Pelintra, pai-de-santo, mãe-de-santo, macumba” e etc?! Mas, estrategicamente trocaram pelos sugestivos, indutivos e capciosos termos (arg) “pai-de-encosto, mãe-de-encosto, filho-de-encosto, casa-de-encosto”?! Não configuraria isso um simulacro de afronta?! Fica aqui a pergunta no ar! O fato é que uma criança (Flanio da Silva Macedo, 9 anos) foi assassinada numa suposta liturgia de (sic) “magia negra”, e nós não apenas nos solidarizamos com a família, e com os habitantes do lugar (São Domingos PE), bem como repudiamos veementemente o ato; mas isso não pode ser tipificado por “crime religioso”! Foi sim um assassinato brutal e hediondo! E onde está o Estado? Cadê que um assessor designado por um Secretário da área de Direitos Humanos se propõe a vir ante o público a fim de se posicionar esclarecendo os fatos e determinando a posição da governadoria?! É isso aí o que dá um Governo (que pode ser até bom em alguns aspectos) mas por estar completamente mal-assessorado, soçobra no desequilíbrio de uma Sociedade dividida a qual, a largos passos, se encaminha para um verdadeiro embate civil! É a promoção leviana de uma verdadeira (arg) “guerra santa” sendo articulada pelo e para o lucro alheio! “Alheio” esse mais que óbvio para quem conhece os fatos como eles os são!…

Se acharem que devem, por favor, divulguem! Lembrem-se: “QUEM NÃO REAGE, RASTEJA”!!!