Garotas da banda “Pussy Riot” são detidas por fazerem uma “oração punk” contra o presidente russo Putin

jul 24, 2012 by


Um tribunal de Moscou ordenou nesta sexta-feira (20) a permanência em detenção até janeiro de 2013 das três integrantes do grupo punk Pussy Riot, detidas há mais de quatro meses por cantar uma “oração” contra o presidente Vladimir Putin na catedral de Moscou.

Seguindo o pedido da procuradoria, o tribunal ordenou que Nadejda Tolokonnikova, de 22 anos, Ekaterina Samutsevich, de 29, e Maria Alejina, de 24, continuem detidas por mais seis meses, podendo ser condenadas a até sete anos de prisão por “vandalismo”, constatou a AFP.

As três jovens são processadas por terem improvisado no dia 21 de fevereiro na catedral de Cristo Salvador de Moscou uma “oração punk” intitulada “Maria mãe de Deus, tire Putin”.

 Veja o vídeo abaixo

St. Maria, Virgin, Drive away Putin

Drive away! Drive away Putin!
(end chorus)

Black robe, golden epaulettes
All parishioners are crawling and bowing
The ghost of freedom is in heaven
Gay pride sent to Siberia in chains

The head of the KGB is their chief saint
Leads protesters to prison under escort
In order not to offend the Holy
Women have to give birth and to love

Holy shit, shit, Lord’s shit!
Holy shit, shit, Lord’s shit!

(Chorus)
St. Maria, Virgin, become a feminist
Become a feminist, Become a feminist
(end chorus)

Church praises the rotten dictators
The cross-bearer procession of black limousines
In school you are going to meet with a teacher-preacher
Go to class – bring him money!

Patriarch Gundyaev believes in Putin
Bitch, you better believed in God
Belt of the Virgin is no substitute for mass-meetings
In protest of our Ever-Virgin Mary!

(Chorus)
St. Maria, Virgin, Drive away Putin
Drive away! Drive away Putin!
(end chorus)


No fim de junho, mais de cem artistas russos saíram em defesa das jovens, publicando uma carta aberta na qual pediam sua libertação e consideravam que seu processo “desacredita o sistema judicial russo”.

 Uma manifestante, envergando a roupa do grupo musical, realizou uma crucifixação simbólica em São Petersburgo para denunciar um processo motivado por questões políticas.

A ativista foi detida pela polícia, acusada de perturbar a imagem da cidade.

O protesto ocorre depois de vários grupos de rock internacionais terem intervido em favor das três cantoras russas que incorrem numa pena de 7 anos de prisão por vandalismo.

O grupo tinha ocupado a catedral de Moscovo em Fevereiro para protestar contra o apoio da igreja ortodoxa a Vladimir Putin.

Desde então que as três jovens se encontram detidas à espera de julgamento, tendo iniciado uma greve de fome na semana passada contra as condições de detenção.

O comissário dos direitos humanos russo indignou-se ontem contra a detenção prolongada que motivou já uma queixa ao tribunal europeu dos Direitos do Homem e em breve, ao secretário geral das Nações Unidas.


Na última segunda-feira (23), o artista russo Pyotr Pavlensky costurou os próprios lábios em apoio às integrantes da banda Pussy Riot.

  Ele fez o protesto em frente à Catedral Kazan em São Petersburgo no mesmo dia em que o tribunal rejeitou pedido de chamar o presidente Vladimir Putin e o líder da Igreja Russa Ortodoxa para depor no caso.

Fontes: http://g1.globo.com/
            http://g1.globo.com