Encontrada a mítica pedra solar dos vikings

abr 6, 2013 by

viking-cristal-pedra-do-sol-navio-britanico-history-channel_0

Por SeuHistory

O que até agora era apenas uma lenda acabou sendo confirmado por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Rennes, na França. Trata-se da famosa e misteriosa Pedra Solar, um objeto utilizado pelos vikings para orientação na navegação. Os investigadores descobriram esta pequena pedra de calcita a poucos metros do navio britânico Alderney, que naufragou em 1582, próximo da ilha de mesmo nome, localizada no Canal da Mancha.

O cristal foi encontrado junto a uma bússola de navegação, o que sugeriu aos pesquisadores que poderia se tratar da famosa pedra solar. Segundo explicam os autores do artigo publicado pela revista Proceedings, da Sociedade Real, a forma romboide deste cristal de calcita permite a refração ou a polarização da luz de modo a criar uma imagem dupla.

Desta maneira, a pedra pode formar uma ou duas imagens, indicando se ela está apontando para a direção certa ou não. Com este instrumento, batizado como “pedra solar” pelos islandeses, os vikings se orientavam durante suas viagens marítimas já que isso lhes permitia identificar a posição do sol durante os dias nublados e corrigir os frequentes erros das bússolas magnéticas.

pedra-do-sol-vikings-navio-britanico-history-channel

Fonte: http://noticias.seuhistory.com