Música da Grécia Antiga é reconstruída por gregos – Δαιμόνια Νύμφη (Daemonia Nymphe)

jul 3, 2013 by

daemonia

Para quem gosta da Grécia Antiga, da sua poesia, religião e literatura; e para quem curte reconstruções musicais de povos antigos, não pode deixar de escutar a banda Daemonia Nymphe.  Esse grupo, composto por seis gregos, três mulheres e três homens, usa de vários artifícios para tentar “levar” as pessoas à Grécia antiga. Além das letras e instrumentos, o grupo realiza performances de dança e teatro para tornar a reconstrução mais lúdica.

Para conhecer mais sobre a história da banda, leia o comentário de Ariel do blog Pignes.

E quem melhor para falar sobre os gregos e suas raízes mitológicas do que os próprios gregos?! É fato que o berço da civilização em parte se encontra naquelas longínquas terras, de povos e formas de arte milenares. Quiçá, refletindo a respeito disso e na complexa Mitologia Grega, Δαιμόνια Νύμφηnasceu em 1994 com o intuito de resgatar suas raízes musicais. E em seu percurso de gravações e lançamentos estrangeiros, traduziram seu nome para aquela nossa velha, conhecida e maldita língua “mundial” da qual não me canso de dizer o quão a desprezo: o Inglês. Então, Δαιμόνια Νύμφη passou a ser Daemonia Nymphe e, consequentemente, suas músicas também ganharam traduções. E, mais que isso, tais traduções permearam o cenário mundial sobrepujantemente aos nomes originais, de modo a quase apagá-los. Tanto é que só consegui encontrar os nomes originais das músicas de apenas um dos álbuns!

 

Assinaram com selos alemães independentes e, posteriormente, como “decolagem” da banda veio o contrato com a NADA famosa e renomada gravadora francesa Prikosnovenie. Chegaram a lançar dois EP’s antes do primeiro álbum vir, de cujo título deste carrega o próprio nome da banda, quais sejam: Ο Βακχικός Χορός Των Νυμφών (The Bacchic Dance of the Nymphs), lançado em 1998; e Τυρβασία (Tyrvasia), lançado em 1999. Estes dois EP’s foram compilados, posteriormente, e lançados em apenas um álbum, em 2004, este último que viria a ser o segundo álbum da banda. Em 2007, lançaram seu terceiro álbum e, ano passado, lançaram um DVD.

 

Sua música essencialmente é tida como Música da Grécia Antiga ou Folk Pagão, onde os músicos utilizam instrumentos bem antigos feitos por Nicholas Brass exclusivamente para a banda − como lira, barbitos, krotalas (este geralmente era tocado por mulheres dançarinas) e flautas-duplas − com instrumentos contemporâneos. São compostos por 3 mulheres musicistas das quais encarnam o papel de ninfas e 3 músicos homens de base instrumental e vocal.

 

As letras das músicas são baseadas em rituais de celebração e hinos órficos e homéricos, além de poemas de Safo para Zeus e Hécate. São geralmente cantadas como gritos de guerras distantes pelos vocais masculinos e/ou em tons de festejos ou lamúrias pelos vocais femininos, e por vezes são declamadas ao invés de cantadas; sempre fazendo esse contraste do grave masculino com o etérico feminino, com ares dramáticos, épicos ou de sedução festiva. No palco, também procuram encenar aquilo que cantam, criando atmosferas, utilizando-se de máscaras e vestimentas antigas para isto.

 

Por fim, acredito que é aqui onde o Ignes assume o papel de difusor de cultura musical. Δαιμόνια Νύμφη é uma viagem no tempo, uma recriação de histórias contadas ao longo dos séculos, um resgate mais que autêntico de uma manifestação cultural que atinge a nós mesmos dos quais estamos tão distantes, conquanto não entendamos nada e nem saibamos pronunciar o nome desta banda, acho válida a tentativa dela de expor para o mundo suas raízes, do mesmo modo acho válida a nossa em apreciar o que esses músicos fazem.

 

Quem quiser baixar os álbuns da banda segue os links:

Δαιμόνια Νύμφη (2002)
Daemonia Nymphe

Tracklist:
01. Message Horn’s Enchanting Echo
02. Ida’s Dactyls
03. Summoning Divine Selene
04. Hades
05. Dance Of The Satyrs
06. Korai Rejoicing In Antron
07. Nymphs Of The Seagod Nereus
08. Hymn To Bacchus
09. Invoking Pan

Download: Mega // Outros Links

 

 

 

Ο Βακχικός Χορός Των Νυμφών – Τυρβασία (2004)
The Bacchic Dance Of The Nymphs – Tyrvasia 

Tracklist:
01. Το Κάλεσμα Των Ναϊάδων (The Calling Of The Naiades)
02. Αχέροντας (The Bells Of Acheron)
03. Ο Βακχικός Χορός Των Νυμφών (The Bacchic Dance Of The Nymphs)
04. Επικαλούμενοι Τους Δώδεκα Θεούς (Calling The Twelve Gods)
05. Καλώντας Τον Πάνα (Summoning Pan)
06. Εκ Τροφώνιου (Divined by Trophonios)
07. Τυρβασία (Tyrvasia)

Download: Mega // Outros Links

 

 

 

 

 

 

Κραταιά Αστερόπη (2007) 
Krataia Asterope
 

Tracklist:
1. Esodos
2. Krataia Asterope
3. Daemonos
4. Nocturnal Hecate
5. Mouson
6. Dios Astrapaiou
7. Divine Goddess of Fertility
8. Sirens of Ulysses
9. To Goddess Mnemosyne
10. Hymenaios
11. Ecstatic Orchesis

Download: Mega // Outros Links

 

 

 

 

 

 

 

Assista algumas cenas do DVD live at La Nuit des fees, 2010; France/Clisson

Comentários

  1. Richard G. disse:

    Xonei ! <3