Imagem da Virgem Maria defecando provoca indignação na Espanha

dez 2, 2013 by

caganer

Virgem Negra de Monserrat retratada como ‘caganer’, em foto de 15 de novembro (Foto: Lluís Gene/AFP)

Uma figura de Nossa Senhora defecando está provocando protestos de católicos na Espanha.

A região da Catalunha tem uma tradição de produzir estatuetas defecando, os chamados “caganers”. Sinônimo de fertilidade numa sociedade de tradição agrícola, os bonecos de terracota antigamente representavam um camponês catalão agachado defecando em seu campo, em uma tradição que remonta ao século XVIII. A prática passou a incluir bonecos de celebridades defecando em meio a cenários de presépios natalinos, e o desafio é identificar esses personagens em meio à cena.

Marc Alós, da família Alós-Plá, empresa líder do setor, diz: “Antes, produzíamos apenas o camponês típico, mas tivemos que começar a fabricar variantes, porque já não vendíamos mais. Em 2003, começamos a produzir personagens, que foram muito bem recebidos”, explica Alós.

Nos últimos tempos passaram a representar celebridades, inclusive brasileiras, como Neymar e a presidente Dilma Rousseff. Acredita-se que elas atraem boa sorte para a colheita e em geral. caganer2

Mas, neste ano, alguns católicos se sentiram ultrajados quando a Virgem Negra de Monserrat, uma representação de Maria com o Menino Jesus, foi retratada como “caganer”.

A estátua original da Madona fica na abadia de Santa Maria de Montserrat, próximo a Barcelona. Um dos ícones religiosos mais famosos da Catalunha, ela é conhecida popularmente como “La Morenita”, por conta de sua cor.

“Usar a imagem da Virgem de Montserrat para este boneco grotesco nos parece um sinal de insensibilidade e falta de respeito a muitas pessoas que podem sentir que sua crença está sendo ferida”, disse o prior da abadia, Ignassi Fossas.

Uma organização católica, os “e-Cristianos”, disse à France Presse que planeja processar os fabricantes por “atacar o respeito e a dignidade de símbolos religiosos”.

A empresa disse que não teve intenção de ofender ninguém. “Fizemos com boas intenções e afeição pela personagem, que é tão catalã”, disse Marc Alos, da empresa familiar Alos y Pla, que faz os caganers.

Fonte: http://g1.globo.com;

http://g1.globo.com

Será que o pessoal da religião Jedi também ficaram indignados?

caganer3

Comentários

  1. J.Santelmo disse:

    Não vejo nada ofensivo, já que se trata de uma tradição do lugar.
    Um dos males da globalização (não quer dizer que não haja bens)é querer homogenizar culturas, querer que todas tenham o mesmo padrão.
    Agora, aqui p’rá nós a Dilma como caganer é perfeita só faltou o mapa do Brasil embaixo do “monte”