Música é descoberta nas nádegas de personagem do Jardim das Delícias

fev 15, 2014 by

 the_Garden_of_Earthly_Delights_by_Bosch_High_Resolution

Um usuário do Tumblr encontrou um pedaço de uma música escrita nas nádegas da figura de um homem sendo torturado no inferno em uma pintura do início da modernidade.

A pintura é intitulada “O Jardim Das delícias Terrenas” feita pelo pintor Hieronymous Bosch.

O quadro famoso fica exposto no Museo Del Prado, em Madri. O catálogo da exposição sobre o artista celebrada em Roterdã em 2001 assinala que a pintura foi feita entre 1480 e 1490, no entanto, outras fontes a situam por volta de 1510.

A obra é um tríptico,  um conjunto de três pinturas unidas por uma moldura tríplice. Ela retrata Adão e Eva em uma espécie de jardim utópico em contraste com as maldições do inferno.

O painel à direita, que retrata o inferno, mostra o homem com a música escrita em suas nádegas:

The_Garden_of_Earthly_Delights_-_Prado_in_Google_Earth-x4-y2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Theenhanced-32582-1392231987-10

Uma estudante universitária chamada Amelia (http://chaoscontrolled123.tumblr.com) transcreveu a música de 500 anos encontrada em uma das almas torturadas de Bosch, e o wellmanicuredman fez um Arranjo coral dele. (Http://wellmanicuredman.tumblr.com/po …).

Amelia explica: “Eu decidi transcrevê-la em notação moderna, supondo que a segunda linha escrita é em C, como era comum para os cantos desta época”.

Escute a música

Fonte de consulta: revista.cifras.com.br

Comentários

  1. Essa é uma das minhas pinturas preferidas da época do renascimento… Meu papel de parede do notebook até, o que deixa minha área de trabalho bem confusa, cada vez que observo mais coisas eu vejo, agora uma música nas nádegas de um torturado? nossa! Bosch cada vez mais me surpreendendo! Adorei!

  2. Conheço à pouco tempo sua página porém já gostei muito.

    Espero que continua com novidades e novas postagens.