A Wicca no programa “Retratos de Fé”

jun 23, 2015 by

retratosfe_wicca_01

Danças ritualísticas em volta da fogueira, no Templo da Deusa. Brasília (DF). Foto: Luisina López Ferrari.

Em fevereiro de 2014 fui contactada via e-mail,  pela “Aldeia Produções”, para contribuir na construção de um documentário sobre a Wicca, para uma série que seria lançada pela Tv Brasil, chamada “Retratos de Fé”.

Eles precisavam que eu indicasse mais 03 wiccanos de diferentes estados brasileiros, e com perfis religiosos diferentes, para serem entrevistados.

Gravamos na minha casa em abril. Os outros wiccanos foram de São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. A equipe também gravou cenas do XVI BBB – Bruxos Brasileiros em Brasília.

O documentário só foi lançado recentemente, em  junho de 2015.

O episódio inédito passou na TV Brasil, dia 11 de junho às 20h, e a reprise dia 13 de junho às 10h.(Interessante que esta data é o aniversário de nascimento de Gerald Gardner, o sistematizador da Wicca).

O documentário ficou ótimo e recebeu críticas positivas da comunidade wiccana. Foi intitulado de, Wicca: cânones e tradições.

A descrição  no site da TV Brasil foi a seguinte:

Em Juquitiba, interior de São Paulo, durante um ritual wicca, Alexandros Efstratios Prokopiou explica a roda do ano: os esbats e os sabas.

Durante o XVI Bruxos Brasileiros em Brasília, Mavesper Cy Ceridaen fala sobre a presença da tradição Wicca no Brasil e relata detalhes e curiosidades desta prática secular.

Em Recife, Pernambuco, Karina Oliveira, uma jovem bruxa de 27 anos, historiadora e autora de uma dissertação sobre wicca, fala sobre a presença da prática religiosa no seu dia-a-dia.

Hayama Cristina Braga Araujo participa de um sabá de Ostara (primavera) em Belo Horizonte, Minas Gerais, e relata como se tornar uma wicana transformou a sua vida.

O documentário pode ser assistido no site da TV Brasil: http://tvbrasil.ebc.com.br/retratosdefe/episodio/wicca-canones-e-tradicoes