2º Simpósio Nordeste da ABHR

jun 28, 2015 by

c75b28_4cdab11734eb4359afb00919bf03a4cf.jpg_srb_p_1020_440_75_22_0.50_1.20_0.00_jpg_srb

Estou participando da organização desse Simpósio na Comissão Editorial e na Secretaria Geral.

Também estarei ministrando minicurso e coordenando GT

O GT que estou coordenando é o 19:

GT – NEOPAGANISMO, BRUXARIA, OCULTISMO, MAGIA E NOVA ERA.

Coordenador/a: Karina Oliveira Bezerra, Doutoranda, UNICAP. Associada da ABHR.

Resumo do GT:

O objetivo desse GT é criar um espaço de discussão e compartilhamento de pesquisas nas áreas das seguintes temáticas: Neopaganismo, Bruxaria, Ocultismo, Magia e Nova Era. Esses tópicos se relacionam entre si, entre outros, por representar crenças que desfizeram a hegemonia do sistema institucional religioso cristão, no ocidente do século XIX. A Revolução Francesa rompeu com a igreja, mas ao contrário do que se prognosticou, o mundo não se desencantou. Ele se reencantou com fontes advindas da espiritualidade oriental, e com as antigas religiões dos povos europeus pré-cristãos, os afamados pagãos. Um século antes de o novo milênio surgir, a Nova Era foi anunciada por ocultistas, magos, e bruxos. Na atualidade, sistemas mágicos e religiosos vinculados as temáticas citadas, mantem taxas de crescimento, aderência e representatividade no tecido social, não só do mundo, mas também do Brasil, sendo fundamental para os estudos de religião, pesquisas e debates científicos, sobre os temas referidos.

Clique aqui para visualizar todos os GTs.

O minicurso que ministrarei é o 05:

MC 05 – HISTÓRIA DA BRUXARIA

Ministrante: Karina Oliveira Bezerra, Doutoranda, UNICAP. Integrante do grupo de pesquisa: Religiões, Identidades e Diálogos. Associada da ABHR.

Quando se profere a palavra “bruxa”, qual a imagem que lhe vem na cabeça? O mais comum é imaginar uma mulher de vestido, chapéu pontiagudo, com uma vassoura e caldeirão, praticando magia, ou bruxaria. Essa é a imagem mais popular de uma bruxa. Mas qual é a origem dessa figura? Ao longo dos séculos como esse ser mágico foi encarado pelas sociedades? Por que ser bruxa? Este minicurso pretende destrinchar essas interrogações.

Dia 1: No primeiro dia discutiremos sobre os termos magia, feitiçaria e bruxaria. Estudaremos sobre a origem da bruxaria, e as assombrosas semelhanças das práticas no mundo. E ainda trataremos da bruxaria na Grécia e Roma.

Dia 2: No segundo dia abordaremos a bruxaria na Europa Cristã, sobretudo na época da famigerada inquisição.

Dia 3: No terceiro dia continuaremos a ordem cronológica, e examinaremos o ressurgimento da bruxaria na época do Romantismo, final do século XVIII e início do XIX. E finalmente, no século XX, trataremos da Wicca, a bruxaria moderna.

Clique aqui para visualizar todos os minicursos.

 

As inscrições para envio de resumos para os GTs, estão abertas!

Quem quiser participar do meu Gt, só é enviar seu resumo para o e-mail: karina.olibe@hotmail.com

E claro se inscrever no evento! Faça sua inscrição aqui

Se você não tiver trabalho para apresentar, pode participar do Simpósio como ouvinte, mas nessa categoria também é necessário a inscrição.

Na hora da sua inscrição, se quiser participar do meu minicurso, só é marcar a opção MC 05 – História da Bruxaria.

 cronograma

       Veja a programação do Simpósio

programação

Curta a página do facebook do Simpósio: https://www.facebook.com/abhrnordeste