Por que as Testemunhas de Jeová foram banidas da Rússia?

abr 27, 2017 by

testemunhasjeova

Justiça russa proibiu atividades das Testemunhas de Jeová no país; na foto, sessão de julgamento

Em 20 de abril de 2017, o Supremo Tribunal russo declarou como extremistas as atividades do Centro de Gestão das Testemunhas de Jeová e decidiu proibir o seu trabalho no território de todo o país.

Além disso, propriedades do grupo devem ser apreendidas e passar para as mãos do Estado. Antes de o Supremo Tribunal ler o veredicto, várias investigações foram conduzidas sobre as atividades do grupo no país.

Concluiu-se que as Testemunhas de Jeová violam o seu próprio estatuto e infringem a lei russa sobre a luta contra o extremismo, especialmente o Capítulo III da Lei Antiterror, que define as condições da atividade missionária de grupos religiosos.

Quem são

As Testemunhas de Jeová começaram suas atividades no estado da Pensilvânia, EUA, em 1870, sob o nome ‘Estudo Bíblico do Amanhecer do Milênio’ (Millennial Dawn Bible Study).

As crenças da organização são baseadas em seu entendimento da Bíblia e utilizam a terminologia cristã. No entanto, eles rejeitam a maioria dos dogmas cristãos, como a Trindade e a imortalidade da alma. Suas principais atividades são a difusão dos seus ensinamentos de modo e na venda de literatura própria.

Atualmente, o número de seus seguidores atinge 8 milhões e só na Rússia ultrapassa 175 mil pessoas. Suas revistas figuram no Livro Guinness como as mais lidas no mundo. Em média, todos os dias, cerca de 800 pessoas se tornam seguidoras da organização.

A história se repete

As Testemunhas começaram as atividades na Rússia em 1891, quando seu líder, Charles Russell, visitou a cidade de Odessa. No início do século XX, os primeiros materiais impressos, escritos em alemão, chegaram ao território do Império Russo. No entanto, naquela época, as Testemunhas de Jeová não gozaram de grande popularidade entre a população, recebendo um número muito limitado de seguidores.

Nos tempos soviéticos, quando o grupo já contava com vários milhares de seguidores, as autoridades submeteram-no à repressão por causa da recusa dos membros de servir ao exército da União Soviética e de se juntar ao Partido Comunista.

Assim, no âmbito da campanha de combate a ‘elementos antissoviéticos’, cerca de 10.000 testemunhas foram deportadas da parte central do país para a Sibéria, Cazaquistão e para o Extremo Oriente.

As restrições não foram abolidas até 1965, quando o Soviete Supremo da URSS libertou os seguidores do controle administrativo. Além disso, em 1996, o presidente Boris Yeltsin readmitiu todas as Testemunhas que foram deportadas, reconhecendo-as como vítimas da repressão política.

Em 27 de maio de 1991, as Testemunhas de Jeová conseguiram o seu registro oficial e estatuto de pessoa jurídica, concedido pelo Ministério da Justiça.

Mas este não é o primeiro caso em tribunal que a organização enfrentou no país. A questão da dissolução da organização foi discutida pela primeira vez em novembro de 1998, em Moscou. O Ministério Público acusou a comunidade de incitar o ódio religioso, de “destruir famílias” e de inclinar as pessoas com transtornos mentais a recusar assistência médica.

Além disso, eles foram acusados de recrutamento de menores e de incentivar o suicídio a alguns de seus membros. Assim, em 2004, uma das comunidades das Testemunhas de Jeová foi dissolvida por um tribunal de Moscou.

Em outubro de 2016, outro tribunal, desta vez na cidade russa de Petrozavodsk, delegou uma multa ao grupo por posse de material impresso de natureza extremista.

Além disso, os defensores se opõem fortemente a muitos aspectos do Estado, tais como o serviço militar (que é obrigatório na Rússia) e processos eleitorais em todos os níveis de gestão do Estado. O Ministério da Justiça, por exemplo, registrou vários casos em que Testemunhas não só não compareceram às urnas, como também tentaram desencorajar outros cidadãos a votar.

Contrários à transfusão

No entanto, a principal razão para o julgamento do Ministério da Justiça deste ano foi a proibição das Testemunhas de Jeová de que seus membros recebam transfusões de sangue. A crença já levou à morte de várias crianças russas, incluindo Vanya Orlukóvich, de 10 anos, que morreu em setembro de 2010 depois de sua mãe, adepta fiel da corrente, se recusar a dar consentimento para transfusão.

A história de Vanya não foi a única. Em 3 de fevereiro de 2010, Seriozha Podlozhevich, um menino de cinco anos, portador de deficiência e morador da cidade de Kogalym, foi internado com o diagnóstico de úlceras do trato gastrintestinal e anemia grave. Médicos prescreveram uma transfusão urgente de glóbulos vermelhos. No entanto, a mãe do menino, também uma adepta das Testemunhas de Jeová, categoricamente proibiu o procedimento.

Adeptos acreditam que receber o sangue é como comê-lo e comer sangue é o mesmo que comer a alma humana. E, embora o direito da autonomia individual esteja consagrado nas leis de muitos países, no caso de menores ou de pessoas com deficiência que não podem decidir por si mesmos, os hospitais são obrigados a ir a um tribunal para que uma Testemunha de Jeová possa receber uma transfusão sem a permissão de seus pais ou responsáveis.

Controle total

Ao contrário de outras denominações cristãs, as Testemunhas de Jeová controlam rigorosamente os membros de sua comunidade e limitam a liberdade de seus movimentos. Além disso, a posição das mulheres no seio das comunidades das Testemunhas contradiz o princípio da igualdade de gênero.

Vários especialistas sugerem que as Testemunhas não só impõem uma regulamentação rigorosa em todos os aspectos da vida diária, como também limitam os direitos humanos dos seus seguidores, enganam no recrutamento e os exploram.

Além disso, Testemunhas se opõem que os seguidores recebam ensino superior, o que limita o seu direito à igualdade de acesso à educação. Uma das ex-adeptas afirmou, no julgamento na Rússia, que ela teria sido proibida de se comunicar com os membros da família que não pertenciam à corrente.

O grupo, no entanto, nega que seja fundamentalista ou tenha tendências totalitárias, e insiste que prega somente uma interpretação da Bíblia.

Após a decisão na Rússia, o porta-voz do grupo no país, Yaroslav Sivulskiy, afirmou que as Testemunhas de Jeová iriam apelar da sentença.  “Estamos muito decepcionados com o que aconteceu e profundamente preocupados em como isso vai afetar nossas atividades religiosas. Esperamos que nossos direitos protegidos por lei como grupo religioso pacífico sejam plenamente restabelecidos o mais rápido possível”, disse.

(*) Publicado originalmente em Sputnik

Fonte:  http://operamundi.uol.com.br

Comentários

  1. Diego disse:

    Nossa dá vontade de rir muito dessa triste situação. Que injustiça contra as Testemunhas de Jeová.
    São mais de 8 milhões que têm um conhecimento de Jeová, são unidas, um povo pacífico.Por terem esse conhecimento de Jeová(O Deus da Bíblia) conseguem saber aquilo que é certo e errado aos olhos de Jeová, não o que é certo e errado aos olhos humanos.
    Dizem: “As Testemunhas enganam seus seguidores.” Como isso é possível?
    Cada um daqueles que estudam a BÍBLIA com as Testemunhas começam a saber aquilo que a bíblia ensina e, com isso, conseguem tomar suas próprias decisões sobre o que é certo ou não. A diferença é que agora vão saber o que Deus pensa a respeito.
    Dizem: “As Testemunhas é um grupo cristão, mas rejeitam os ensinamentos cristãos como Trindade, imortalidade da alma.” Quem disse que esses ensinamentos são cristãos? Que a bíblia ensina realmente isso?
    Falam a respeito de não tomar sangue, do não incentivo a cursar um ensino superior, a não participar em guerras, que as Testemunhas deixam seus filhos morrer(que pais não se preocupam com seus filhos. Corram a atrás e verão que os pais de quem é Testemunha de Jeová fazem de tudo para salvar seus filhos, desde que isso não viole os princípios da bíblia, pois do que vale salvar a vida desobedecendo uma orientação da bíblia, ou seja, Deus? isso seria certo? Existe apenas tratamentos com sangue no mundo? além disso esse tratamento é o mais seguro?
    Será que precisamos de muito para viver? então porque gastar tempo cursando ensino superior quando poderíamos usa-lo para fazer algo realmente proveitoso, segundo a bíblia? Já leram na bíblia Jesus(Filho de Jeová Deus) tinha muitos bens materiais, como era seu estilo de vida? ele próprio nos incentivou a ter somente o necessário. Já leram sobre a vida que os seguidores de Jesus viviam? Qual deles procurou uma vida de riqueza?

    Quem são aqueles que mais tiram tempo para ensinar as pessoas sobre a bíblia? Em muitos lugares como são conhecidas as Testemunhas de Jeová?
    Vale lembrar que as Testemunhas de Jeová fazem isso e que não recebem salário, assim como Jesus e seus discípulos, é um trabalho voluntário. Alem disso elas não pagam um dízimo mensal, pois sabem que Jeová quer que cada um dê o que pode e que seja voluntário, de livre e espontânea vontade. Todas a publicações das testemunhas de Jeová NÃO SÃO VENDIDAS, se uma pessoa quer uma publicação é só pedir e se a pessoa desejar dar algum valor em R$ isso é aceito. Certamente temos prazer de ensinar as pessoas sobre Jeová, Já estamos no mundo todo fazendo esse trabalho, mas o mérito não é nosso, Jesus disse que isso aconteceria. VEJAM O QUE VAI ACONTECER QUANDO TODOS OS PAÍSES JÁ TIVEREM ESCUTADO SOBRE JEOVÁ, SOBRE AS BOA NOVAS DO REINO OU EVANGELHO. Lucas 24:14
    Já conversaram com uma Testemunha de Jeová, tem algum vizinho que é? trabalha com alguém que é? Já viram famílias, Casais formados por testemunhas de Jeová?
    Não é verdade que as ELAS são um POVO FELIZ? Isso acontece porque elas seguem os justos padrões de Jeová, que se encontram na bíblia.

    Como seria bom se todos conhecessem a Jeová!

    Se alguém quiser saber mais. As Testemunhas de Jeová têm o site mais traduzido, onde as pessoas podem encontrar respostas para todas as suas dúvidas com base na bíblia. http://www.jw.org