Wicca: uma importante nova religião

set 24, 2017 by

My altar.

Escrito por Jason Mankey, traduzido por Karina Bezerra.

Em agosto de 2017, o site “Atlântico” publicou um artigo intitulado “Por que não há novas religiões importantes“? É um artigo divertido, e cita alguns movimentos religiosos e espirituais contemporâneos, mais notoriamente Cientologia e a veneração de Santa Muerte, uma divindade/santa do povo,  popular  nos círculos católico e mágicos. O que o artigo não menciona é a Wicca, e enquanto eu não estou surpreso, admito ter ficado desapontado.

Enquanto a Wicca tem trabalhado para mostrar seu caminho para consciência pública nos últimos trinta anos, especialmente, é mais frequentemente apresentada como pouco mais do que uma curiosidade. Os artigos mais benignos prometem a bruxaria como você nunca viu antes. Enquanto os artigos escritos por cuzões simplesmente zombam dela. Se o Google News é algum indicador, a maioria dos meios de comunicação não pensa muito sobre isso.

A falta de notoriedade pública da Wicca é especialmente surpreendente quando se considera quantos Wiccanos podem existir nos Estados Unidos. A American Religious Identification Survey é a pesquisa mais citada dos adeptos religiosos e, em 2008, estimou que havia cerca de 600 mil neopagãos nos Estados Unidos, com mais ou menos a metade se identificando como Wiccanos. Uma estimativa muito mais generosa quanto ao número de Wiccanos pode ser encontrada no website Religious Tolerance, que estima que, a partir de 2015, pode haver três milhões de Wiccanos nos EUA. Se esse número estiver próximo de uma precisão, tornaria a Wicca a terceira maior tradição religiosa do país, cerca de metade do tamanho do judaísmo e o dobro do islamismo***. (Os ateus e os agnósticos são o segundo e o terceiro atrás dos cristãos, mas os dois últimos não são realmente religiões, são?) Mesmo que haja apenas dois milhões de pagãos contemporâneos nos Estados Unidos, isso significaria que provavelmente há um milhão de pessoas que se identificam como Wiccanos . Esse ainda é um número muito forte.

A ideia de que a Wicca é a terceira maior prática religiosa nos Estados Unidos é um pouco emocionante, então demore um pouco para deixá-la descer. Muito legal, hein? Mas, apesar de nossos números, ninguém parece realmente nos prestar muita atenção. Em 2016, a campanha de Trump cortejou os eleitores da Amish e apenas 250 mil Amish vivem nos EUA! Pelo menos, somos uma das quatro maiores tradições religiosas nos Estados Unidos e, com exceção de Gary Johnson, em 2012, ninguém que eu saiba cortejou nossos votos (e Johnson nem especificou os Wiccanos).

Se há entre um e três milhões de Wiccanos nos Estados Unidos, por que somos muitas vezes ignorados pelo resto da América? Acho que a resposta está em alguns lugares chave. . . . . .

A Wicca não tem fundador
Não tem autoridade centralizada
Ortodoxia versus Ortopraxia
Ninguém sabe exatamente quando começou
As pessoas têm problemas em tomar a magia como séria.

Para ler o texto completo em inglês, acesse: http://www.patheos.com/

***Uma edição anterior deste artigo afirmou que a Wicca poderia ser a segunda maior tradição religiosa nos Estados Unidos, e isso seria verdade se for utilizada uma estimativa de dois milhões quando se trata de adeptos do judaísmo. A maioria dos inquéritos coloca esse número muito maior, entre cerca de cinco a sete milhões de pessoas, ou 2% da população (sendo o menor número mais comum na maioria das pesquisas).

Eu admitirei que fui levado por uma pesquisa sugerindo dois milhões de judeus nos Estados Unidos, e que definitivamente parecia mal para mim. No entanto, o judaísmo é uma religião e uma expressão de identidade cultural. Por exemplo, 23% dos judeus nos Estados Unidos não acreditam em um poder superior, nesse caso ainda estão praticando o judaísmo? E certamente poderia ser judeu e praticar bruxaria, um deles então tem precedência sobre o outro? As questões de identidade religiosa muitas vezes são difíceis.