Tirinhas de Armandinhos são censuradas pelo Facebook

mai 22, 2016 by

jesustirinha

jesusarmandinho

jesusarmandinho2

No dia 19 de maio, a página do Facebook, do famoso personagem Armandinho, sofreu censura na primeira tirinha acima. A segunda tirinha, incrivelmente, também foi denunciada  e removida pela rede social. Finalmente, a terceira  tirinha postada na madrugada do dia 20, não foi retirada até o momento.

O cartunista Alexandre Beck vem ultimamente fazendo várias denúncias em suas tirinhas, sobre o momento atual em que o Brasil se encontra. A censura ocorrida e a reação em uma parte dos comentários corrobora o fundamentalismo religioso e ignorância em que vive uma parcela da sociedade brasileira.

A tirinha claramente ( e está expresso nas tirinhas anteriores) critica as pessoas, denominadas “cidadãos de bem”, representadas pelo personagem Pudim, que são cheias de preconceitos contra pessoas com estilos diferentes, fora dos padrões, e incluindo aí modos de se vestir, direcionamento sexual, identidade de gênero, e finalmente, o posicionamento político.

É irônico que, o personagem em que os “cidadãos de bem” se “espelham”, Jesus, tem o estereótipo que eles odeiam: cabelo grande, barbudo, usando vestido, condenou a riqueza, e a elite, era pobre….

Ou seja, se Jesus, estivesse em 2016, os “cidadãos de bem” novamente o crucificariam.

A legenda da tirinha era:  Deve ser a tal “ponte para o futuro”… :)

No mesmo dia o autor postou a tirinha abaixo, provavelmente como uma crítica, resposta e protesto contra censura.

armandinho

Comentários

  1. Boa Noite. Acessei essa página pelo google e minha dúvida é se ainda está em funcionamento, porque não consegui achar algumas informações. Grato. Aguardo resposta.

    1. Karina Bezerra disse:

      Olá Vitoria, o cliografia está em funcionamento sim.