Cortina de fumaça: filme estreia dia 02 de setembro no Rio e reabre debate sobre uso medicinal da maconha

set 5, 2011 by

RIO – Um paciente em tratamento de câncer com quimioterapia sofre com uma série de efeitos colaterais, entre os quais, ansiedade, perda do apetite e náuseas. Se ele vive na Califórnia, nos Estados Unidos, por exemplo, pode amenizar esses problemas usando a maconha para fins medicinais. Mas se mora no Brasil, esse paciente fica sem esse recurso e, muitas vezes, para evitar usar outros remédios fortes, aprende a conviver com os efeitos da quimio. Há pesquisas que comprovam a eficácia do Cannabis sativa (nome científico da maconha) no tratamento de diversas doenças e, em muitos países, o uso da planta com a finalidade terapêutica é legal. No Brasil, a discussão ganhou força recentemente com a mobilização do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em defesa da regulamentação da droga. E agora o tema volta à berlinda, com a estreia no Rio nesta sexta-feira do documentário “Cortina de Fumaça”, de Rodrigo Mac Niven.
- Tem pessoas que estão sofrendo com muitas doenças e que poderiam ser ajudadas. A sociedade tem que decidir se quer fazer uma discussão com embasamento científico ou com base em preconceitos morais. A história medicinal da maconha é milenar – diz Mac Niven.

Veja no noticias.terra a discussão sobre utilização da maconha medicinal no Brasil. 
Assista em oglobo à entrevista com o diretor do documentário sobre o uso medicinal da maconha.

Estreia no dia 2 setembro “Cortina de fumaça”, um longa de Rodrigo Mac Niven, que aborda a política de drogas no Brasil e no mundo e as consequências político-sociais. “Cortina de fumaça” já foi exibido em diversos festivais de cinema, como o Festival Internacional do Rio de Janeiro, o do Beirute, no Líbano, de Paris, Nova York, Milão e Miami.

Sua proposta é fomentar a discussão sobre o proibicionismo de determinadas drogas, com enfoque na maconha, qual gerou grande polêmica recentemente devido a possibilidade de sua liberação no país.

Em visita a 6 países e depoimentos de 34 especialistas, o longa coloca em discussão a delicada questão das drogas ilícitas através de entrevistas com médicos, pesquisadores, advogados, autoridades policiais e representantes de movimentos civis. Seu autor aborda a maconha com atenção às suas consequências político-sociais e com uma nova visão do século XXI, rompendo o silêncio e questionando os discursos proibicionistas. 


Segue a baixo o trailer do filme:
Segue a baixo o filme completo: 
 
Ainda, segue a baixo 3 vídeos do programa 3 a 1, da TV Brasil, em que ocorre um debate sobre a proposta de descriminalização do uso da maconha.
Participam do debate o advogado Mauro Chaiben, da Associação Brasileira de Estudos Sociais e Psicoativos (ABSUP); o deputado Federal João Campos (PSDB-GO), líder da bancada evangélica da Câmara; e o neurocientista Renato Malcher, do Instituto Cérebro, Mente, de Lausanne na Suiça, e autor do livro Maconha, Cérebro e Saúde.