Neopaganismo

pp12parade_1

Neopaganismo é o nome atribuído por adeptos, críticos e estudiosos, a um fenômeno relativamente novo: o surgimento na sociedade contemporânea de uma espiritualidade centrada na percepção da Terra como sagrada e que busca sua inspiração nas religiões pré-cristãs praticadas pelos antigos povos tribais europeus. (OLIVEIRA, 2004, p.35).

O vocábulo pagão vem da palavra latina paganus, que significava literalmente “rural” ou “do campo”. Para os romanos, pagão era o morador do campo. Após a cristianização do Império romano, o termo pagão passou a designar pejorativamente todos aqueles que adorassem o espírito de uma dada localidade. Posteriormente, os escritos dos primeiros autores cristãos, referiam-se aos trabalhos de Platão e outros como “filosofia pagã”. Muito mais tarde, com o ressurgimento da literatura clássica no Movimento Renascentista, o termo pagão passou a ser sinônimo de “clássico”. No período da conquista das Américas volta a ter sentido pejorativo, sendo os autóctones, segundo os conquistadores, desprovidos da graça da revelação divina, portanto pagãos. No entanto, já no século XVIII*, verificou-se um despertar do interesse erudito pela herança celta do povo Galês. O Paganismo druídico foi encarado como “uma consciência benigna da harmonia com a natureza” e, no ano de 1717, foi fundada a primeira ordem druídica moderna – paradoxalmente chamada “Antiga Ordem Druídica” (OLIVEIRA, 2004, p.93/94/110 e 111).

Todavia, esse renascimento do paganismo não tem as características do que conhecemos hoje por neopaganismo. Para melhor entender as diferenças dos paganismos, será apresentado um agrupamento feito por Isaac Bonewits – que encontramos na tese de Rosalira Oliveira (2004, p. 114-115) – das diferentes religiões pagãs em três grandes categorias. A Primeira é o Paleopaganismo: aqui se encontram as religiões dos povos tribais de todo o mundo, por exemplo, Hinduísmo (anterior ao influxo do Islã na Índia), o Taoísmo e o Shintoísmo. A segunda é o Mesopaganismo, que se caracteriza por uma variedade de movimentos de recriação de uma determinada religião paleopagã, no entanto, fortemente influenciadas pelas visões de mundo judaico-cristão, por exemplo, a Teosofia, Rosacrucianismo, Candomblé, e o Druidismo no seu renascimento. A terceira é o Neopaganismo, os movimentos derivados daqui surgiram em sua maioria por volta da década de 1960, e são em grande parte

tentativas de recriar, reviver ou continuar o que os seus fundadores acharam que eram os melhores aspectos dos caminhos paleopagãos combinados com ideais humanistas e pluralistas modernos e, ao mesmo tempo, com um esforço conscientemente para eliminar, tanto quanto possível, o monoteísmo, dualismo e puritanismo tradicionais do Ocidente. (BONEWITS, apud, OLIVEIRA, 2004, p. 115 -116)

Assim o neopaganismo é um termo utilizado para identificar uma grande variedade de movimentos religiosos modernos, particularmente aqueles influenciados pelas crenças pagãs pré-cristãs da Europa. Esses movimentos são politeístas, animistas, panteístas, entre outros. Procuram pôr a vida humana em harmonia com os ciclos da Natureza vista como “presença” e “expressão” da divindade. As principais religiões são a Wicca, o Druidismo moderno, o Reconstrucionismo Saxão ou Ásatrú, e o Xamanismo.

por Karina Bezerra

*É bom lembrarmos que o processo de cristianização na Europa não foi homogêneo. O último país da Europa a se cristianizar foi a Lituânia, no século XIII.

Wicca

Textos acadêmicos:

Teses:

ALVES, Ana Carolina C. Wicca e Corporeidade: a bruxaria moderna e o imaginário do corpo. Tese (Doutorado em Ciências da Religião). PUCSP, São Paulo, 2011.

DUARTE, Janluis. Reinventando Tradições: representações e identidades da bruxaria neopagã no Brasil. Tese (Doutorado em História). UnB, Brasília, 2013.

Dissertações:

OSÓRIO, Andréa. Mulheres e Deusas: um estudo antropológico sobre bruxaria wicca e identidade feminina. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia). UFRJ, Rio de Janeiro, 2001.

KONICHI, Izildinha. Bruxas na virada do milênio. A bruxaria Wicca no Brasil: história, símbolos, rituais. Visão de mundo e resgate do feminino.  Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião). PUCSP, São Paulo, 2001

RIBEIRO, Alessandra Stremel. (2003). Wicca: paganismo urbano e religiosidade contemporânea.Dissertação ( Mestrado em Antropologia Social da Universidade Federal do Paraná). UFPR.Paraná, 2003.

SOARES, Danieli Siqueira. Rituais Contemporâneos e o Neopaganismo Brasileiro: o caso da Wicca. Dissertação (Mestrado em Antropologia). UFPE, Pernambuco, 2007.

BOSTULIM, Regina. Wicca. Dissertação (Mestrado em Teologia). EST, Curitiba, 2007.

DUARTE, Janluis. Os Bruxos do Século XX: Neopaganismo e invenção de tradições na Inglaterra do pós-guerras. Dissertação (Mestrado em História). UnB, Brasília, 2008.

BEZERRA, Karina Oliveira. A Wicca no Brasil: adesão e permanência dos adeptos na região metropolitana do Recife. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião). UNICAP, Recife, 2012.

TERZETTI FILHO, Celso Luiz. Um Bruxo e Seu Tempo: as obras de Gerald Gardner como expressões contraculturais. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião). PUCSP, São Paulo, 2012.

SILVA, Wellington Pinheiro da. Bruxaria e Identidade de Projeto: motivações para a adesão e permanência ao Neopaganismo no Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais). UERJ, Rio de Janeiro, 2014.

ROCHA, Emmanuel. A Relação Ser humano- Natureza no Novo Encantamento Religioso do Mundo: uma investigação junto a um Coven Wicca de João Pessoa. Dissertação (Mestrado em Sociologia). UFPB, João Pessoa,  2015.

SILVA, Silvana Chaves. Candomblé e Wicca: diálogos e intersecções a partir do sagrado feminino numa dimensão mítica. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) UFPB, João Pessoa, 2015.

Artigos:

Karina Oliveira Bezerra: http://www.cliografia.com/meus-trabalhos/sample-page/

TERZETTI FILHO, Celso Luiz. A Velha Religião: O discurso histórico de legitimação na Wicca. Revista História Agora, v.3, p. 67, 2013.

Textos de praticantes:

 

Druidismo moderno

Textos acadêmicos:

Teses:

Dissertações:

LOPES, Marina Silveira. Sob a sombra do carvalho: a espacialização do imaginário neodruídico na metrópole paulistana. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião). PUCSP, São Paulo, 2008.

Monografias:

Artigos:

DONNARD, Ana. As Origens do Neo-Druidismo: entre tradição céltica e pós-modernidade. Estudos da Religião, n.2, p.88-108, 2006.

LOPES, Marina Silveira. Druidismo à brasileira: um exemplo de ecoreligiosidade na sociedade atual, 2010.

Textos de praticantes:

 

Reconstrucionismo Anglo-Saxão, Nórdico ou Ásatrú

Textos acadêmicos:

Teses:

Dissertações:

Monografias:

Artigos:

LANGER, Johnni. Resenha de “Asatrú: um guia essencial para o paganismo nórdico”, de Diana Paxson. Revista Brasileira de História das Religiões, v.3, n.7, p. 1-4, 2010.

Livros de praticantes:

Mistérios Nórdicos, de Mirella Faur.
As moradas secretas de Odin, de Valquíria Valhalladur.
Asatrú: um guia essencial para o paganismo nórdico, de DianaPaxson

Xamanismo

Textos acadêmicos:

Teses:

Dissertações:

Monografias:

Artigos:

Textos de praticantes:

 

Reconstrucionismo Helênico

Textos acadêmicos:

Teses:

Dissertações:

Monografias:

Artigos:

Textos de praticantes:

 

Neopaganismo

Textos acadêmicos:

Teses:

OLIVEIRA, Rosalira de. Tecendo vínculos com a Terra – Paganismo Contemporâneo: percepções, valores e visões de mundo. Teses (Doutorado em Ciências Sociais). PUCSP, São Paulo, 2004.

Dissertações:

Monografias:

Artigos:

OLIVEIRA, Rosalira de.. Religiões da terra e ética ecológica. Horizonte, v.8, n.17, p.26-44, 2010.

Textos de praticantes:

  1. Neopaganismo X Cristianismo

Por Oscar Carlos Cortelezzi: Síndrome do rabanete: em português aqui em espanhol aqui

Entrevista da Universidade Lusófona sobre Paganismo

Posted by on nov 7, 2016 in Contemporânea, Europa, Neopaganismo, Slider, Videografia | 0 comments

Entrevista da Universidade Lusófona sobre Paganismo

  A Área de Ciências da Religião da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, tem o Projeto Conversas em Religião. Num clima de Respeito, dialoga-se com líderes religioso para dar a conhecer, sem preconceitos nem sentidos proselitistas, os seus movimentos a quem se interesse por este fascinante universo que são as Religiões e as Espiritualidades. Em 2015, teve vez uma entrevista sobre o Paganismo, sendo a entrevistada Mariana Vital. Esta é a delegada para o diálogo interreligioso da Federação Pagã Internacional  em...

read more

Dia 31 de outubro é declarado por lei, o Dia das Bruxas Wiccas, no Estado de São Paulo.

Posted by on set 16, 2016 in Brasil, Contemporânea, Meus trabalhos, Neopaganismo, Slider | 0 comments

Dia 31 de outubro é declarado por lei, o Dia das Bruxas Wiccas, no Estado de São Paulo.

Claudiney Prieto, sacerdote da Wicca, e um dos maiores propagadores dessa religião no Brasil, postou em seu Facebook, no dia 14 de outubro, a notícia de que em parceria com a deputada Clécia Gomes, conseguiu a vitória da instituição do: “Dia Estadual dos Wiccanianos, Cultuadores do Sagrado Feminino, Pagãos e Praticantes das Artes Mágicas.” Veja abaixo a Lei na íntegra: Lei 16309/16 | Lei nº 16.309, de 13 de setembro de 2016 de São Paulo Institui o “Dia Estadual dos Wiccanianos, Cultuadores do Sagrado Feminino, Pagãos e...

read more

Novos movimentos religiosos: reinventando o velho sagrado?

Posted by on set 11, 2016 in Eventos, Neopaganismo, Slider | 0 comments

Novos movimentos religiosos: reinventando o velho sagrado?

Estarei palestrando dia 12 de setembro, segunda-feira, das 17 às 18h30, no auditório do CTCH (1º andar do bloco B) da Universidade Católica de Pernambuco, na sessão do Fórum inter-religioso com o tema “Novos movimentos religiosos: reinventando o velho sagrado”. Os  colegas Constantino Melo e Carlos Vieira também estarão na conversa. A entrada é franca para quem tem interesse em debater, com esses historiadores, analistas psicossociais e filósofos, cientistas da religião enfim, sobre os portais para a transcendência do nosso...

read more

Crescem o número de gregos que adoram os deuses antigos

Posted by on jun 20, 2016 in Europa, Neopaganismo, Slider | 0 comments

Crescem o número de gregos que adoram os deuses antigos

Tradução: Karina Oliveira Bezerra Fonte: http://greece.greekreporter.com Os adoradores dos deuses dos antigos estão crescendo e  já instalaram várias áreas dedicadas a adoração aos deuses gregos. Ao mesmo tempo, os seguidores veem o Cristianismo como uma religião que veio substituir as antigas práticas religiosas dos gregos antigos, muitas vezes por meios violentos. Um desses grupos é o Conselho Supremo dos Helenos Étnicos, que foi fundado em 1997. Outro é a comunidade religiosa Labrys. Os seguidores desses grupos visam...

read more

Islândia está construindo novo templo para deuses nórdicos

Posted by on jun 20, 2016 in Europa, Neopaganismo, Slider | 0 comments

Islândia está construindo novo templo para deuses nórdicos

Desde o surgimento do Cristianismo em países escadinavos, entre os séculos VIII e XII, era proibido construir templos que homenageassem a crença original do território, o paganismo nórdico. Contudo, depois de cerca de mil anos, isso está começando a mudar. Uma organização islandesa, a Asatruarfelagid, que promove a fé dedicada aos deuses nórdicos, conseguiu fundos suficientes (e permissão do governo) para construir o primeiro templo pagão em um milênio, dedicado a deuses como Thor, Odin e Freya. O templo, de forma circular, deve...

read more

Fórum Inter-Religioso da UNICAP. Novos movimentos religiosos: reinventando o velho sagrado

Posted by on mai 8, 2016 in Atualidade, Contemporânea, Neopaganismo, Palestras, Slider | 0 comments

Fórum Inter-Religioso da UNICAP. Novos movimentos religiosos: reinventando o velho sagrado

O Fórum Inter-Religioso da UNICAP, organizado pelo nosso Observatório, articula desde 2007 uma série de encontros com animadores das tradições espirituais da região, para re-conhecimento humano da fé e exercício do respeito à diversidade de suas expressões, para reflexão sobre a vivência pluralista do sagrado e ensaio de uma mística transreligiosa. Após estudar as principais religiões no Recife e também aprofundar temáticas transversais às grandes tradições espirituais, o Fórum da UNICAP está se debruçando agora sobre...

read more

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Posted by on jan 21, 2016 in Ateísmo, Brasil, Mesopaganismo, Neopaganismo, Nova Era, Paleopaganismo, Religiões, Reveladas, Slider | 0 comments

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Dia 20, foi o Dia Mundial das Religiões e hoje, 21, é o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Para falar sobre a temática, o Bom Dia PE, convidou meu orientador do mestrado e do doutorado, Gilbraz Aragão. Só é clicar no link para assistir a...

read more

A Wicca no programa “Retratos de Fé”

Posted by on jun 23, 2015 in Brasil, Neopaganismo, Slider, Videografia | 0 comments

A Wicca no programa “Retratos de Fé”

Em fevereiro de 2014 fui contactada via e-mail,  pela “Aldeia Produções”, para contribuir na construção de um documentário sobre a Wicca, para uma série que seria lançada pela Tv Brasil, chamada “Retratos de Fé”. Eles precisavam que eu indicasse mais 03 wiccanos de diferentes estados brasileiros, e com perfis religiosos diferentes, para serem entrevistados. Gravamos na minha casa em abril. Os outros wiccanos foram de São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. A equipe também gravou cenas do XVI BBB – Bruxos...

read more

Livro conta como crença em divindades afeta comportamento ético

Posted by on jan 25, 2014 in Antiga, Ateísmo, Contemporânea, Medieval, Mesopaganismo, Moderna, Neopaganismo, Paleopaganismo, Pré-História, Reveladas, Slider | 0 comments

Livro conta como crença em divindades afeta comportamento ético

por REINALDO JOSÉ LOPES COLABORAÇÃO PARA A FOLHA Uma dica da pesquisa de ponta em psicologia para quem organiza acordos diplomáticos ou reuniões de condomínio: se você quer minimizar a chance de que alguém tente passar a perna nos demais presentes, pinte um grande olho na parede do salão. Parece ridículo, mas é um conselho apoiado por fortes evidências experimentais. Quando voluntários que participam de jogos nos quais há a possibilidade de trapacear são expostos a fotografias de olhos, desenhos de olhos ou mesmo...

read more

Distribuir Bíblias ou Ensinar História das Religiões no Recife?!

Posted by on jan 10, 2014 in Ateísmo, Brasil, Ciências Sociais, Contemporânea, História, Mesopaganismo, Neopaganismo, Paleopaganismo, Religiões, Reveladas, Slider | 0 comments

Distribuir Bíblias ou Ensinar História das Religiões no Recife?!

Texto de  Gilbraz Aragão, do blog do Mestrado em Ciências da Religião da UNICAP (crunicap.blogspot.com.br) Ontem os estudantes do Mestrado em Ciências da Religião da UNICAP, a começar por Luiz Gonzaga, “venceram estrada e muro” nessa infovia que se espraia pelos matos mais intangíveis e, animados pelo cuidado com as causas humanistas que nos unem, chegaram aonde amarramos a nossa rede encantada de férias, para alertar acerca de uma noticia (veja aqui e aqui) que navega desabusada pela Veneza Brasileira: sobre o projeto...

read more

2º Dia do Orgulho Pagão – Recife

Posted by on nov 27, 2013 in Brasil, Eventos, Neopaganismo, Slider | 0 comments

2º Dia do Orgulho Pagão – Recife

O segundo Dia do Orgulho Pagão no Recife, aconteceu dia 20 de outubro de 2013, novamente na Praça da República. Local aberto, o evento pôde ser visto por qualquer um que passasse pelos arredores, atraindo inclusive uns desses transeuntes. Esse ano montamos um tenda que abrigou uma mesa com as comididinhas e as doações (que foram pouquíssimas) e os artesanatos da feira, além do altar. Também houve um tapete para os palestrantes se acomodarem. O evento contou com quase 70 parcipantes; entre uma atração e outra as pessoas chegavam e...

read more

UK: Presos adotam o paganismo para obter regalias

Posted by on jul 22, 2013 in Europa, Neopaganismo, Slider | 0 comments

UK: Presos adotam o paganismo para obter regalias

Por Andy Gardner, dailystar.co.uk Os detentos estão se inscrevendo como pagãos para reivindicar um acréscimo de quatro dias de folga nas prisões do Reino Unido. Há 602 seguidores da antiga religião atrás das grades, em comparação com os 366 em 2009. Confessando essa religião, eles podem reivindicar quatro feriados tradicionais a cada ano, e também podem pedir comida especial e beber em seus dias de folga, que inclui leite de ovelha para o festival de Imbolc, bem como bolo ‘simnel’ e ovos no equinócio da primavera. Eles...

read more

Música da Grécia Antiga é reconstruída por gregos – Δαιμόνια Νύμφη (Daemonia Nymphe)

Posted by on jul 3, 2013 in Antiga, Europa, Neopaganismo, Paleopaganismo, Slider, Videografia | 1 comment

Música da Grécia Antiga é reconstruída por gregos – Δαιμόνια Νύμφη (Daemonia Nymphe)

Para quem gosta da Grécia Antiga, da sua poesia, religião e literatura; e para quem curte reconstruções musicais de povos antigos, não pode deixar de escutar a banda Daemonia Nymphe.  Esse grupo, composto por seis gregos, três mulheres e três homens, usa de vários artifícios para tentar “levar” as pessoas à Grécia antiga. Além das letras e instrumentos, o grupo realiza performances de dança e teatro para tornar a reconstrução mais lúdica. Para conhecer mais sobre a história da banda, leia o comentário de Ariel do blog...

read more

Muçulmana vira guitarrista de banda de heavy metal em São Paulo

Posted by on mai 24, 2013 in Brasil, Ciências Sociais, Neopaganismo, Reveladas, Slider | 0 comments

Muçulmana vira guitarrista de banda de heavy metal em São Paulo

“Isso é muito confortável, nunca mais na vida vou usar calça!”, diz Gisele Marie Rocha ao mostrar com os braços abertos a largura de seu niqab, “vestido” muçulmano que deixa apenas os olhos aparecendo. “Eu coloco a bolsa aqui dentro e o ladrão nem vê”, brinca a paulistana de 42 anos, enquanto ajeita as partes do véu. Gisele diz que se encontrou no Islã, religião para a qual se converteu em 2009. Mas, muito antes disso, outra paixão a arrebatou: o heavy metal. “Minha família inteira toca,...

read more

Mosaico Religioso: faces do sagrado II

Posted by on jan 28, 2013 in Artigos, História, Meus trabalhos, Neopaganismo, Religiões, Reveladas, Slider | 0 comments

Mosaico Religioso: faces do sagrado II

Segundo volume da coleção Mosaico religioso: faces do sagrado, esta obra é resultado das pesquisas de turmas de mestrado em Ciências da Religião da Unicap, que traz reflexões acerca das religiões, das manifestações do sagrado, da educação da fé, na acolhida ao amplo ecumenismo entre as tradições religiosas, reconhecendo o pluralismo religioso em nossa história e cultura, na defesa da justiça e a solidariedade, através do diálogo entre as pessoas, suas identidades e suas diferenças. Este segundo volume conta com um artigo...

read more

Considerações 1ª Dia do Orgulho Pagão – Pernambuco

Posted by on set 24, 2012 in Brasil, Neopaganismo | 1 comment

Considerações 1ª Dia do Orgulho Pagão – Pernambuco

O início das atividades estava programado para 13h30min. No entanto, mediante a chegada de poucas pessoas no horário citado, esperou-se até às 14h00min. Compareceram 30 pessoas. 12 mulheres e 18 homens, majoritariamente pagãos.  No entanto, também houve a presença de companheiros, amigos e curiosos. O evento iniciou como planejado com cânticos pagãos, ao som de tambor, chocalho e panderola.  Teve também uma alegre dança circular que sacudiu todos os presentes. A programação seguiu com minha palestra, intitulada “A Wicca...

read more

1ª Dia do Orgulho Pagão – Pernambuco

Posted by on set 22, 2012 in Brasil, Eventos, Neopaganismo | 0 comments

1ª Dia do Orgulho Pagão – Pernambuco

O Dia do Orgulho Pagão teve seu início no dia 19 de setembro de 1998. Houve 18 celebrações no primeiro ano, 17 nos Estados Unidos e uma no Canadá. Em 2001, houve os primeiros eventos na Europa, incluindo Roma, Southampton, no Reino Unido, e Lisboa. Também aconteceu o primeiro na América do Sul, em Brasília e em São Paulo. Em 2002 Brisbane, na Austrália, também entrou para a lista de eventos registrados. Vários outros lugares estão hoje na lista das regiões onde são realizados o Dia do Orgulho Pagão. Confira aqui. Em 2004 o...

read more

História do Projeto Orgulho Pagão

Posted by on set 19, 2012 in Contemporânea, Neopaganismo | 0 comments

História do Projeto Orgulho Pagão

Ninguém sabe realmente quem usou primeiro o termo “Orgulho Pagão”. No nome, ele deve a sua origem ao movimento do Orgulho Gay, e certamente é um termo que ultrapassa largamente qualquer única organização. Ele não pôde ser protegido, os fundadores sempre sentiram que seria uma violação da honra e ética dos direitos autorais fazê-lo. Há rumores de eventos locais isolados, usando o nome de Orgulho Pagão por volta de 1992, embora nenhum registro destes eventos tenha sido encontrado. No entanto, podemos seguramente...

read more

Em que os leitores de “Um Sábado Qualquer acreditam?

Posted by on jul 13, 2012 in Ateísmo, Brasil, Mesopaganismo, Neopaganismo, Nova Era, Paleopaganismo, Reveladas | 0 comments

 “Um sábado qualquer” é um site de web tiras com a temática: religiões. A criação do site começou como um hobbie do desenhista industrial Carlos Ruas. No entanto, deu certo, na oitava semana, sua página alcançou 02 mil acessos. Neste ano de 2012, Carlos Ruas recebeu o prêmio HQmix – melhor web tiras.    Recentemente na página do facebook, que possui 76,420 likes, Ruas lançou uma enquete com o título o que “você é”? Finalizada a enquete Ruas postou em seu site os resultados. Aparentemente Ruas selecionou como...

read more

I Encontro Pernambucano de Neopaganismo

Posted by on jul 11, 2012 in Eventos, Neopaganismo | 0 comments

De 13 a 15 de julho de 2012 acontecera em Recife o 1º ENCPENP De acordo com o site do evento encpenp.blogspot.com.br/ O Encontro Pernambucano de Neopaganismo – ENCPENP – destina-se às diversas manifestações do neopaganismo no estado de Pernambuco e no nordeste em geral. Palestras, workshops e vivências, apresentações musicais e culturais, tudo aberto e gratuito para todos.  Nosso objetivo é desmistificar, explicar e esclarecer como as diversas vertentes vivem o neopaganismo, em três dias de debates, reflexões e...

read more

Ritual Pagão abre oficialmente atividades da Cúpula dos Povos na Rio+20

Posted by on jun 17, 2012 in Brasil, Neopaganismo | 0 comments

Nesta sexta-feira (15/06), no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro, ocorreu a abertura oficial do complexo de tendas chamado “Religiões por Direitos”. Este espaço faz parte do território da Cúpula dos Povos na Rio+20. Como abertura do evento, estava previsto um culto interreligioso com a participação de três religiões, e a Wicca era uma delas, sendo que, ao chegar a hora da abertura, apenas o sacerdote Og Sperle, presidente da União Wicca do Brasil estava presente no local, ficando com a responsabilidade de realizar o ritual...

read more

Neopagã ganha processo por “assédio religioso”

Posted by on jun 2, 2012 in Europa, Neopaganismo | 0 comments

Um estudante de 16 anos de idade, que não pode ser identificado por razões legais, foi ouvido por um tribunal inglês em um caso inédito na Inglaterra. O jovem foi acusado de praticar “assédio religioso” contra uma funcionária da rede McDonald’s que se declarou “pagã praticante”. O réu descobriu através de amigos em comum que a jovem dizia ser pagã e por isso, negava os ensinamentos da Igreja oficial da Inglaterra, que é Anglicana, um ramo dos evangélicos. Durante mais de seis semanas enquanto ela estava no...

read more

Deus sol reina no ensaio do acendimento da tocha olímpica

Posted by on mai 12, 2012 in Europa, Neopaganismo | 0 comments

Por Deepa Babington OLÍMPIA ANTIGA, Grécia, 9 Mai (Reuters) – Sacerdotisas em túnicas prestaram reverência sob sol forte no local de origem dos antigos Jogos Olímpicos, nesta quarta-feira, no ensaio final para o acendimento da tocha que irá arder durante a Olimpíada de Londres. Longe do drama político que domina a endividada Grécia, turistas e moradores se reuniram nas ruínas do templo dórico da deusa Hera para ver a atriz grega Ino Menegaki se inclinar solenemente para acender a tocha com um espelho côncavo. A chama...

read more

Religiões pagãs farão parte do Ensino Religioso na Escola em cidade da Inglaterra

Posted by on mai 10, 2012 in Europa, Neopaganismo | 0 comments

Religiões pagãs* como a bruxaria, druidismo e culto dos deuses antigos, como Thor, serão temas incluídos no currículo de uma escola no sul da Inglaterra. Os alunos aprenderão sobre a importância de locais de adoração pagãos como Stonehenge e as dificuldades que uma praticante da bruxaria pode enfrentar nos dias de hoje. A escola de Cornwall County, Inglaterra, dará aos seus alunos não cristãos igualdade de condições, propondo que as diferentes formas de paganismo sejam oficialmente incluídas no currículo de educação...

read more

Pastor evangélico que foi preso por preconceito religioso, também atacou a Wicca.

Posted by on mai 3, 2012 in Brasil, Neopaganismo | 4 comments

As primeiras prisões no Brasil por crime de intolerância religiosa ocorreram no Rio de Janeiro. Afonso Henrique Alves Lobato, de 26 anos, e Tupirani da Hora Lores, de 43, membro e pastor, respectivamente, da Igreja Geração Jesus Cristo, localizada no Morro do Pinto, Zona Portuária do Rio, foram presos em 2009 por policiais da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI). A juíza Maria Elisa Peixoto Lubanco, da 20 Vara Criminal, decretou a prisão preventiva dos dois acusados.  Entre os inúmeros vídeos postados por...

read more

Debate sobre Ensino Religioso na Câmara dos Deputados, proferido por Márcia Bianch, presidente do conselho de Elderes da Igreja de Bruxaria e Wicca do Brasil (IBWB)

Posted by on mar 5, 2012 in Brasil, Neopaganismo | 0 comments

No dia de 2011, a IBWB foi uma das entidades presentes à audiência pública sobre modificações na legislação sobre o ensino religioso na Comissão Permanente de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. De início, quando da abertura de inscrições aos oradores representantes das entidades religiosas, a Presidente Márcia Bianchi (Mavesper Cy Ceridwen) teve dificuldade em fazer a presidência da Mesa aceitar que havia uma Igreja representando a bruxaria. Fruto do desconhecimento, esse problema inicial foi sanado em...

read more

Conferência e Documentário Britain’s Wicca Man

Posted by on fev 27, 2012 in Neopaganismo, Videografia | 0 comments

2012 parece ser um ano de novidades para os interessados na história da moderna bruxaria neopagã. Além do lançamento de uma biografia de Gardner por Philip Heselton, também há o lançamento pelo Canal 4 da Inglaterra de um documentário sobre a Wicca, especificamente focando Gardner, apresentado pelo professor Ronald Hutton. Assista o trailer do documentário aqui Neste ano a tradicional conferência promovida pelo Centre for Pagan Studies, tem como principal homenageado o professor Hutton. “A Day with prof. Ronald...

read more

Novo livro de Philip Heselton

Posted by on fev 27, 2012 in Neopaganismo | 0 comments

  Texto escrito por Celso Luiz no blog lunaindexpaganstudies O pesquisador wiccano Philip Heselton acaba de publicar mais uma biografia de Gerald Gardner. O livro já estava sendo aguardado por todos aqueles que estudam ou se interessam pela história da Wicca e da moderna bruxaria neo pagã em geral.  Heselton em suas conferências já mostrava sinais de que sua nova pesquisa traria luz a alguns fatos a serem esclarecidos. Além disso espero que o autor deva incluir algum feedback de seus livros anteriores, alguma impressão sua em...

read more