Islândia está construindo novo templo para deuses nórdicos

jun 20, 2016 by

asatru

Cerimônia no Parque Nacional Pingvellir perto de Reykjavik (Reuters)

Desde o surgimento do Cristianismo em países escadinavos, entre os séculos VIII e XII, era proibido construir templos que homenageassem a crença original do território, o paganismo nórdico. Contudo, depois de cerca de mil anos, isso está começando a mudar. Uma organização islandesa, a Asatruarfelagid, que promove a fé dedicada aos deuses nórdicos, conseguiu fundos suficientes (e permissão do governo) para construir o primeiro templo pagão em um milênio, dedicado a deuses como Thor, Odin e Freya.

O templo, de forma circular, deve ser construído próximo à capital do país, Reykjavik, enterrado em uma colina, com um domo de vidro para permitir a entrada de luz solar.  “O sol muda com as estações por isso faremos de  forma que o sol pinte o espaço para nós”, disse Hilmarsson.

asatru2

Haukur Dor Bragason um membro da Associação Asatru (Reuters)

Entre as atividades do templo, estão previstas cerimônias como casamentos e funerais. O grupo também irá conferir nomes aos filhos e iniciar adolescentes, semelhante a outras comunidades religiosas. Há também a tradicional cerimônia de “Blot”, com direito a dança, música, comida e leituras, mas sem sacrifícios animais.

Segundo o alto sacerdote da igreja, Hilmar Orn Hilmarsson, que também é um dos responsáveis pela construção, a ideia de sua organização não é quebrar a tradição cristã que foi imposta no país, e sim refletir a complexidade espiritual histórica do país, como escreve o Big Think.

Para Hilmarsson, não é apenas uma questão de fé. “Eu não acho que alguém acredite em um deus de um olho só que cavalga em um cavalo com oito patas. Enxergamos essas histórias como metáforas poéticas e uma manifestação de forças da natueza e da psicologia humana”, explicou ele ao The Telegraph.

Seja como for, uma coisa é fato: o neopaganismo vem ganhando cada vez mais força entre o povo islandês. O número de membros da sociedade de Hilmarsson triplicou na última década, atualmente contando com 2.400 membros. Com a construção do templo, que certamente vai chamar a atenção de visitantes e curiosos, a tradição pagã deve ficar ainda mais fortalecida.

Fonte: http://revistagalileu.globo.com/