Pastor Josué Gonçalves incita abandono e maus-tratos contra cães em sermão

jul 18, 2012 by

Por Robson Fernando de Souza (da Redação do Anda)

Em sermão publicado no YouTube em 23 de agosto do ano passado (vídeo original aqui), o pastor Josué Gonçalves, da Assembleia de Deus – Ministério Família Debaixo da Graça, fez um discurso que incita o abandono e o maltrato público contra cães.

Neste trecho de discurso em sua igreja, Josué inicialmente pergunta sobre aquelas pessoas que lhe indagavam que “não sabiam o que fazer” com seus cães, que “mandavam” na casa dessas pessoas. Em seguida, fala daquelas pessoas que não podem se mudar para certos apartamentos porque tutelam um cão.
É aí que ele começa sua apologia.

Então ele fala: “Peraí, entre o apartamento que Deus está me dando e o cachorro, vai embora o cachorro e pode mandar Deus o apartamento pra mim. Eu vou perder a bênção por causa do cachorro? Vai o cachorro pra carrocinha, ou pra fábrica de sabão, pra onde Deus quiser, dá uma direção pra ele! [risos]“.

Ao invés de pregar o engrandecimento espiritual e ético-moral do ser humano e da Natureza não humana e a comunhão espiritual do cristão com Deus, o pastor prega o mais puro materialismo. Para ele, vale tudo para enriquecer em bens, inclusive usar em vão o nome de Deus, algo repudiado na religião cristã, e jogar o animal que a pessoa tutela ao abandono ou mesmo à morte. E trata com descaso os animais, como se eles fossem meros objetos que podem ser jogados fora, e não seres tão dotados de necessidades, sentimentos e interesses quanto os humanos.

Além disso, o pastor incidiu em incitação ao crime (Artigo 286 do Código Penal), uma vez que abandonar ou matar cães são crimes previstos no Artigo 32 da Lei 9.605/98.

Protestos devem ser enviados aos comentários do vídeo original e ao contato do site dele.

Comentários

  1. Anonymous disse:

    Já que postaram a distorção ocorrida com relação ao discurso do Pr., vcs deveriam, ao menos, se dar ao trabalho de postar a carta de retratação feita por ele:
    NOTA PÚBLICA DE RETRATAÇÃO
    Bragança Paulista, 17 de Julho de 2012.

    Venho a público, após a veiculação parcial de um vídeo, em que apareço ministrando palestra a um grupo de casais, pelo site de notícias da Agência de Notícias de Direitos Animais, em 16/07/2012, Agência esta que também disponibilizou tal vídeo no site no dia 14/07/2012, além da divulgação feita pelo usuário denominado “seguidoresdocordeiro” naquele mesmo site da internet, tecer os seguintes esclarecimentos:
    Reconheço que não fui feliz no tom da minha fala aos casais, que foi mais em uma tentativa de descontração.
    Quero frisar que, o contexto em que abordo tal tema, tinha por finalidade alertar aos casais que não deixem nada e ninguém interferirem na relação do CASAMENTO, já que sabidamente o casamento é uma sagrada união, não podendo ser banalizada, sendo esta a ideia central da mencionada palestra, e quando me referi ao cachorro, me exaltei, e acabei não conseguindo transmitir a mensagem que realmente gostaria.
    Ainda quero esclarecer que, na qualidade de Pastor zelo pelo cumprimento da palavra de Deus e não sou cruel, como alguns tentam me impingir. Aproveito para citar, aos meus acusadores, o mesmo versículo bíblico que diz, em Provérbios 12:10 “O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o coração dos perversos é cruel”.
    Ministro à casais, pelo Brasil afora e em alguns países do mundo, há mais de 20 (vinte) anos, como também sou ministro do evangelho, por período semelhante e, sempre fui zeloso, pela família e pelos animais que a ela se agregam.
    Em momento algum pretendi dar ênfase a algum tipo de incentivo de agressão aos animais de estimação ou qualquer outro tipo de animal. Gostaria até de salientar que, recentemente presenteei minha filha e meu genro, com um cachorro da raça pinscher, animal este que tem sido um diferencial em nossas vidas, pois é muito carinhoso, retribuindo desta forma, todo o carinho e cuidado a ele dispensados.
    Por fim, quero afirmar que lamento o ocorrido, profundamente, e tenho certeza, que não mais se repetirá, e mais uma vez, pedir desculpas pela forma colocada a todos os que se sentiram ofendidos pela minha má fala, pois em momento algum tive a intenção de incentivar qualquer violência contra os animais.
    “Errar é humano, reconhecer o erro e pedir perdão é divino”.

    Pr Josué Gonçalves

  2. Anonymous disse:

    Pois é! Eu assista exatamente essa pregação e fiquei bem chateada quando o Pastor desse jeito! Porque hoje em dia é fácil prá abandonar qquer coisa na vida, até filhos! Mas essas atitudes prá mim como cristã, é uma irresponsabilidade, pq o filho não pediu prá vir e o cachorro também não pediu prá vc pegá-lo, portanto a partir do momento que vc assumiu a responsabilidade, seja fiel a isso custe o que custar, pq essas atitudes de largar as coisas facilmente dá mau exemplo, é por isso que esse mundo tá perdido desse jeito, jogam os filhos, abandonam os animais, abandonam o casamento, mulher, filhos etc…. essas são atitudes de pessoas irresponsáveis, sejam cristãs ou não temos que ser responsáveis pelos nossos atos, pelas nossas escolhas na vida! Hoje em dia é um tal de troca troca dos infernos! Ninguém mais quer compromisso com nada e com ninguém!!! Temos que por a mão na consciência!
    A minha história é meio parecida com a que o Pastor citou, sobre receber um apartamento e não aceitarem o cachorro, eu falei desde o início para o meu marido, todos nós vamos morar no apartamento inclusive o cachorro, é a minha família e família a gente não abandona pelo caminho, a gente assume, minha cachorra tem 14 anos comigo, peguei a mesma quando tinha apenas 23 dias, já foram inúmeras brigas por onde morei com ela e sempre comprei as brigas e lutei pelos nossos direitos, brigas no condomínio querendo tirá-la, implicância por diversas coisas mas eu nunca desisti, foi um escolha minha e eu tenho que assumir, aprendi assim, vi meus avós serem assim, vi meus pais sendo assim, lutam e não desistem das coisas! Lutas nós sempre teremos principalmente os cristãos!