Livro Wicca no Brasil: Magia, Adesão e Permanência

jul 20, 2017 by

livromeucamaEsse ano lancei meu primeiro livro com única autoria. Ele já estava pronto desde 2012, já que é minha dissertação de mestrado, no entanto, só resolvi lançar esse ano. O titulo foi alterado, ficou: Wicca no Brasil: Magia, Adesão e Permanência.

Resumo:

A religião Wicca teve início na década de 50 do século XX na Inglaterra e, desde então, adentrou em diversos outros países, sendo um deles o Brasil, onde o movimento wiccano se encontra consolidado – embora seja pouco conhecido e menos ainda estudado. O conhecimento da sua dinâmica social descortina perspectivas interessantes para a compreensão dos novos movimentos religiosos brasileiros. Este trabalho busca, então, identificar entre os praticantes da Wicca, da Região Metropolitana do Recife, tanto solitários, quanto membros de grupos, os meios pelos quais, e as motivações que, levaram ao ingresso e permanência deles na religião. Para isso foi feito um estudo do desenvolvimento histórico da Wicca na Inglaterra e Estados Unidos, uma pesquisa documental da Wicca no Brasil, e uma história oral e descrição fenomenológica do movimento wiccano no Grande Recife. Foram aplicados quarenta questionários e feitas quatro entrevistas. A interpretação dos dados obtidos na bibliografia, documentos, entrevistas e questionários apoiou-se no conceito de “escolha racional”, desenvolvido na sociologia da religião de Stark e Bainbridge.

Apresentação

É com muito prazer, ousadia e felicidade que apresento aos leitores brasileiros o primeiro livro acadêmico sobre Wicca e Neopaganismo no Brasil. Ele é o fruto da minha dissertação de mestrado, defendida em 15 de março de 2012. E já foi lida por milhares de pessoas, que sempre vêm me parabenizar pelo original, inovador, laborioso e subversivo trabalho. Esta última qualidade diz respeito ao preconceito que carregamos ao trabalhar com temas pouco estudados e desconhecidos dos demais colegas acadêmicos. Sendo para mim um deleite adentrar por caminhos ignorados. Original e inovador, pois traça a história do movimento no Brasil, e na cidade do Recife, ainda analisando as motivações para a adesão e permanência nessa religião mágica. Laborioso, pois aplico vários métodos de pesquisa para alcançar resultados satisfatórios e conteúdos ricos. Salientamos que a pesquisa e conteúdo do livro se referem até o ano citado. Nos últimos 05 anos, desde que escrevi esse trabalho, muita coisa se criou e mudou, e poderá ser observada nos meus artigos recentes, e na minha futura tese de doutorado, que está em caminhamento.

Desejo a todos uma ótima leitura, e que as descobertas e cortinas abertas por esse livro possam abrilhantar e despertar a consciência de mundos, percepções e perspectivas diferentes das comumente encontradas em qualquer olhar banal, direcionado, e mesmo imposto. Que sirva para o diálogo religioso, amor e paz entre as pessoas, na difícil teia social. Que o diferente cause empatia e a busca pela alteridade.

“Viver é a grande magia, e o grande feitiço consiste em viver livre\o e com harmonia.”
Karina Oliveira Bezerra

Em breve estará a venda na livraria Saraiva e já pode ser comprado comigo (é melhor! :D ), é só mandar um e-mail para karina.olibe@hotmail.com ou mandar uma mensagem para o Facebook: Karina Ártemis Afrodite.

livroestante eu