Pesquisa revela que o conde holandês Maurício de Nassau, usou a coleção de objetos que reuniu no Brasil para conseguir cargos políticos ao voltar para a Europa.

jun 30, 2010 by

                                                                                  Museu Nacional da Dinamarca
Côco entalhado com imagens do Recife e o brasão de Nassau. Sabe-se que dois objetos destes foram dados Amalia van Solms, rainha holandesa, pelo conde. 
A história da ocupação holandesa no Nordeste brasileiro ganhou um novo capítulo. Um trabalho defendido na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) revelou que o conde Maurício de Nassau, governador-geral da Companhia das Índias Ocidentais holandesa em Pernambuco, usou peças coletadas e produzidas durante sua estadia no Brasil para conseguir cargos políticos ao voltar para a Europa.

Essas informações foram apresentadas pela historiadora Mariana Françoso em sua tese de doutorado, intitulada De Olinda a Olanda: Johan Maurits van Nassau e a circulação de objetos e saberes no Atlântico holandês (século XVII), defendida no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Em sua pesquisa, Mariana investigou arquivos e museus da Holanda, da Alemanha, da Dinamarca e da França que guardam algumas das peças levadas por Nassau após sua saída do Brasil.

O trabalho analisou documentos que vão de mantos indígenas e artigos confeccionados com plumas de aves nativas a obras como a História natural do Brasil, publicada em 1648 com financiamento do conde holandês, que contém desenhos de centenas de exemplares da flora e fauna brasileira catalogada por cientistas de sua expedição.

De acordo com a pesquisa, o explorador holandês transformou as informações sobre o território brasileiro recolhidas por sua missão científica e os presentes que ganhou dos nativos – como, por exemplo, plumárias dadas por chefes da etnia tapuia – em moeda de troca de sua carreira política. Foi com essa ajuda que Nassau conseguiu, por exemplo, os cargos de príncipe do Sacro Império Romano-Germânico e, anos mais tarde, de governador do distrito de Cleves, na Alemanha.

Além de revelar esse aspecto da carreira de Nassau, o trabalho também demonstrou que a troca de presentes pode ser um importante elemento para compreender a interação entre os conquistadores europeus e as culturas nativas, cuja dinâmica é mais complicada que a simples relação “dominadores X dominados”.

A partir de novembro desse ano, a tese poderá ser acessada via internet no site da Biblioteca Digital da Unicamp.

Fonte: História Viva