Neandertais cresciam mais devagar que os sapiens, diz estudo.

dez 15, 2012 by

Efe

Os neandertais cresciam mais lentamente que os Homo sapiens, segundo um estudo do Grupo de Paleofisiologia do Centro Nacional Espanhol de Pesquisa sobre a Evolução Humana (Cenieh).

O trabalho, publicado na revista especializada “Journal of Human Evolution”, foi realizado com dados obtidos a partir do primeiro modelo matemático do crescimento em estatura de uma espécie fóssil.

O modelo, desenvolvido por Jesús A. Martín, pesquisador ligado ao Cenieh do Departamento de Matemática e Computação da Universidade de Burgos, na Espanha, mostra as diferenças entre o crescimento, do nascimento aos cinco anos de idade, de neandertais e de sapiens.

O esquema teórico deu origem ao artigo intitulado “Diferenças entre os modelos de crescimento de crianças neandertais e humanos modernos”.

O trabalho, que comparou as alturas de 10 recém-nascidos e crianças neandertais com as de duas povoações humanas modernas, sugere que a taxa de crescimento do homo neanderthalensis, muito mais lenta, poderia estar relacionada a “restrições ontogenéticas ou ao estresse metabólico”, e contribuiria para a baixa estatura de adultos em relação ao Homo sapiens.

O artigo explica que a análise da aparição de diferentes padrões de crescimento humano é essencial para entender a evolução de nossa espécie.

A pesquisa está alinhada às últimas publicações das equipes do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva e da Universidade de Harvard, que evidenciam diferenças ontogenéticas nos desenvolvimentos craniano e dental.

O estudo abre caminho para pesquisas futuras do crescimento em outras espécies fósseis e em outras fases da vida.

Fonte: estadao.com.br