Ulysses – o filme

set 16, 2013 by

Ulysses

Do diretor Mario Camerini o filme Ulisses (Ulysses, 1954), trás no seu elenco principal: Silvana Mangano como Circe (a feiticeira), e Penelope (esposa de Ulisses), Franco Interlenghi como Telémaco (filho de Uilisses), Anthony Quinn como Antinoos e, por último, Kirk Douglas como Ulisses, o Rei de Ítaca. O filme conta a história de Ulisses desde a sua saída em direção à Troia e todos os acontecimentos que perduraram durante o seu  árduo retorno. O longa começa com a maldição lançada por Cassandra (Elena Zareschi), a sacerdotisa do templo de Apolo, contra Ulisses ao invadir Tróia no instante em que este profanava o templo destinado ao deus Poseidon, o deus do mar.

Ao partir de Tróia, Ulisses juntamente com seus homens perdem a rota e passam por inúmeras aventuras e dificuldades. A primeira é o Ciclope, o gigante de um olho só, Polifemo e filho de Poseidon que intenta comê-los vivos, mas a astúcia de Ulisses consegue enganá-lo e, logo, com todos os seus guerreiros incólumes fogem da presença do gigante após feri-lo gravimente. Ao sair da ilha o Rei de Ítaca provoca o Ciclope dizendo: “Quem é o mestre agora. Netuno ou Ulisses? o deus com o seu poder ou o homem com a sua astúcia?” Após vencido este primeiro desafio Ulisses regressa ao mar e, em seguida, se depara com o canto das sereias. Elas possuíam o poder de embriagar e seduzir os homens com seus cantos atraindo-os para o mar. O rei ordenou que tapassem seus ouvidos com cera e a ele, apenas, o amarrasse no mastro para não ir ao encontro das sereias. Dessa forma ele pode ouvir o canto sedutor das sereias e não ser fisgado por elas. A próxima parada foi na ilha de Circe, a feiticeira, cujo poder é capaz de transforma os homens em animais. Circe vê em Ulisses a oportunidade de tê-lo ao seu lado oferecendo-lhe a imortalidade. Mas, o amor de Ulisses por sua esposa Penélope era maior do que a própria imortalidade regalada. Ulisses preferiu, assim, viver a vertigem da imortalidade com a sua fiel esposa Penélope do que aquela oferecida por Circe. A recusa foi categórica e a sua partida também. O regresso a Ítaca foi épico. Digno de uma grande e emblemática aventura.

O filme, Ulisses, baseado na Obra clássica de Homero, Odisseia,  e adaptada para o cinema pelo diretor Mario Camerini mostra a figura de um homem autônomo e movido por seus próprios ideias. Ulisses é na verdade, aqui, uma espécie de distanciamento as questões pertinentes a linguagem do mito. Crente no homem mais que nos deuses. Esse é Ulisses. Um homem mais do que um herói. Espero que tenham gostado e até a nossa próxima postagem.

Fonte: maxwell-alegoriadacaverna.blogspot.com.br

Assista o filme:

Baixe o livro: “Odisseia”:

HOMERO. Odisseia. São Paulo: Atena. 2009. Em verso português. Versão para E-book.

Comentários

  1. Olá ! Este artigo não podia ser escrito melhor !.
    Obrigado por partilhar!