Newgrange: monumento megalítico na Irlanda

abr 13, 2011 by

No caminho para a Irlanda do Norte, cerca de 50 km de Dublin, (mais ou menos 1 hora), existe um complexo arqueológico situado no condado de Meath, no Vale do Boyne, por isso é chamado de Conjunto Arqueológico do Vale do Boyne ou em gaélico Brú na Bóinne, e em inglês, Palace of the Boyne. Ele é tão importante que é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO. O complexo possui alguns pontos específicos. Trataremos neste post do Newgrange.
 
Newgrange é uma tumba, foi construído de modo que, ao nascer do sol do dia mais curto do ano (solstício de inverno), a luz do sol entre pela porta da tumba, iluminando por pouco tempo, exatamente 17 minutos, o piso da câmera funerária no final de um longo corredor. Para admirar esse momento único no ano, é preciso participar de um sorteio para conseguir ingressos. Percebesse aqui também, o tema do nascimento; renascimento do deus sol, no solstício de inverno, ou seja, 21/25 de dezembro para o hemisfério norte. 
Foi construída originalmente entre 3300 e 2900 a.C, mais de 500 anos antes da Pirâmide de Quéops no Egito. Também precede Stonehenge em mais de 1.000 anos. Newgrange parece ter sido usada principalmente como uma tumba. Foram encontrados restos humanos cremados de cinco indivíduos. No entanto, hoje, diversos estudiosos concordam que Newgrange não era apenas um sepulcro, mas também foi usada para cerimonias e rituais religiosos.
De acordo com a Mitologia irlandesa, Newgrange era um dos Sídhes (montes) onde os Tuatha Dé Danann viviam. Foi construído pelo deus Dagda. De acordo com a lenda, o herói Cú Chulainn nasceu lá. Contudo, as maiorias dos ciclos místicos associados com Newgrange datam da era Céltica da mitologia e da História da Irlanda.
 “O jazigo foi saqueado pelos vikings em 861 d.C. perdendo todo seu conteúdo original. Houve um período de cerca de 100 anos durante a qual a tumba foi redescoberta, mas não protegida, assim foi bastante danificada por caçadores de tesouros, segundo historiadores do local”. Fonte
Segue um vídeo sobre Newgrange, produzido por Juliana Yonezawa
 
Para quem tiver interesse em apreciar o lugar, saiba como conhecê-lo  aqui

Comentários

  1. Michelle disse:

    Que incrível! Dá vontade de ver pessoalmente e ter a sorte de ser sorteado pra ver os raios de sol no solstício.